22 de Setembro de 2021
Concessionária identificou ligações incorretas em 12 locais que visitou
Garantir o bom funcionamento das redes coletoras de esgoto é um dos desafios da BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré. Isso porque ainda existem imóveis que realizam a ligação incorreta da água de chuva às redes de esgoto, sobrecarregando o sistema de esgotamento sanitário.
Com o objetivo de orientar a população quanto ao uso correto das tubulações, a concessionária realiza vistorias em imóveis do bairro Parque Bandeirantes desde maio.
No total, até o momento, 1.032 imóveis foram visitados, sendo possível realizar a vistoria em 931 deles. Em 12 pontos foi identificado que as tubulações de esgoto estavam recebendo água de chuva.
Esse trabalho é importante e necessário, o sistema de coleta de esgoto foi feito exclusivamente para receber os efluentes gerados nos imóveis, que escoam pelos ralos das pias, dos chuveiros, máquina de lavar e do vaso sanitário. Já a água da chuva deve ser direcionada para as galerias de águas pluviais ou para o escoamento das calçadas.
Um dos problemas mais graves causado pelo lançamento da água da chuva nas redes de esgoto é o retorno da mistura da água da chuva mais o esgoto para dentro das residências.
“As redes de esgoto têm dimensões suficientes para receber os efluentes dos banheiros, pias e cozinhas. Quando a água da chuva é direcionada para a rede de esgoto, devido ao grande volume, ocorrem entupimentos e extravasamentos que geram transtornos dentro da casa das pessoas, além de comprometer o sistema de coleta e tratamento, gerar riscos à saúde e impactos ambientais”, explica, Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.
Já as galerias de águas pluviais são maiores porque recebem a água da chuva e a água que escoa por ralos externos e calhas dos imóveis.
“Em algumas casas, a água da chuva é lançada de forma indevida diretamente na rede de esgoto, sobrecarregando a tubulação e dificultando o escoamento. Por isso, estamos desenvolvendo essa ação na cidade para orientar a população sobre a importância de separar as redes”, ressalta a gerente.
A expectativa é que, até o final do ano, mais 1.500 imóveis recebam a visita dos técnicos da concessionária. Quando concluir as visitas no Parque Bandeirantes, os técnicos vão seguir para os bairros Jardim Denadai e Jardim Basilicata.
Vistoria dos imóveis
Para a realização desse trabalho, é necessário que o técnico da concessionária tenha acesso ao interior dos imóveis para realizar os testes nos ralos e caixas de inspeção. Durante essa ação, será distribuída uma cartilha orientativa e, caso seja constatada alguma irregularidade, os clientes serão orientados a fazer as adequações necessárias dentro do prazo de 90 dias.
O trabalho ocorre ao longo de todo o ano de 2021. As inspeções são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nossos funcionários estão sempre uniformizados e com o crachá da concessionária para identificação.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001, pelo site (www.brkambiental.com.br/sumare) ou pelas redes sociais.