17 de fevereiro de 2020
Desde dezembro, ações preventivas são realizadas nas principais ruas e bairros que recebem a festividade
A Compesa e a BRK Ambiental, parceiras no Programa Cidade Saneada, iniciaram, no mês de dezembro, ações preventivas de limpeza da rede coletora de esgoto, visando o Carnaval. Nesse período, as cidades recebem um aumento considerável no número de pessoas que utilizam os serviços de esgotamento sanitário, o que supõe a intensificação das atividades voltadas para garantir o bom funcionamento dos sistemas. Até o início de fevereiro, aproximadamente 40 mil metros de tubulações serão fiscalizados nos polos da folia em Olinda e Recife.
Dentre os serviços previstos no plano de ação, desobstruções e pequenos reparos na rede já estão sendo executados. Tudo para garantir um Carnaval sem transtorno para os foliões da maior festa popular de Pernambuco. O trabalho começou com um prévio planejamento dos principais percursos e locais de concentração das festividades.
Além das vistorias e limpezas na rede, o papel da sociedade é fundamental para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. “Contamos com o apoio da população para não jogar lixo na rede coletora de esgoto. Realizamos um trabalho preventivo intenso, mas é fundamental que as pessoas adotem atitudes sustentáveis”, comenta o diretor de operações da BRK Ambiental, Adriano Barbosa.
Durante os dias de Carnaval, equipes de plantão também estarão a postos nas unidades de tratamento e estações elevatórias, inclusive com geradores e equipamentos de reserva para uso em caso de contingência. “Teremos equipes de diagnóstico e desobstrução que atuarão no atendimento de demandas durante o dia e à noite, sempre em horários que não interfiram nas comemorações”, diz Adriano Barbosa. Ele lembra à população que, para acionar os serviços de esgotamento sanitário, basta ligar para o 0800.081.0185.