06 de Outubro de 2021
Elaborado pela concessionária de água e esgoto do município, material do programa “Cuidar Mais” está em uso nas salas de aula desde setembro.
Os alunos do quarto ano do ensino fundamental de Santa Gertrudes contam com uma novidade em sala de aula. São kits pedagógicos direcionados para atividades de educação ambiental. O material, em uso desde setembro, faz parte do programa “Cuidar Mais”, desenvolvido pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Cerca de 400 kits foram distribuídos aos estudantes. Cada um é composto por um livro de atividades, um jogo de quebra-cabeças que apresenta todas as etapas do ciclo da água, o jogo da memória “Vilões do Esgoto”, em que as crianças podem interagir com personagens como Bolinha, Mafralda, Juca “Bituca”, Bete “Cotonete” e Durval “Fio Dental”, símbolos de resíduos que, se descartados incorretamente, causam prejuízos ao sistema de esgoto; além de um pen-drive explicativo carregado com músicas e vídeos citados no livro de atividades.
“O conteúdo do programa Cuidar Mais tem por objetivo estimular a consciência socioambiental. Com estes kits, elaborados considerando critérios de educação e meio ambiente, buscamos sensibilizar os alunos em fase de aprendizado, transformando conhecimento em prática e promovendo um futuro mais sustentável”, informa Thais Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK Ambiental.
O material de educação ambiental foi direcionado aos alunos do quarto ano do ensino fundamental e tem como objetivo expandir o conteúdo programático já trabalhado durante o ano letivo.
A secretária municipal de Educação, Simone Bernardo de Lorena Chiaradia, comenta que o tema saneamento, água e esgoto faz parte do currículo anual, e que os kits de educação ambiental vêm agregar ao trabalho pedagógico desenvolvido no município. “Estamos diante de um material muito rico, que reúne informações lúdicas, com vídeos, jogos, atividades. Um conteúdo que permite ampliar nossas possibilidades de abordagem de temas tão importantes, como água e esgoto, em sala de aula”, destaca a secretária.
Os kits do programa “Cuidar Mais” foram elaborados pela BRK como forma de manter as atividades de educação ambiental promovidas em Santa Gertrudes, mesmo diante das limitações de ações presenciais provocadas pela pandemia da Covid-19.