O Aqua Nave encerrou a sua passagem por de Macaé-RJ alcançando sucesso de participação do público que visitou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu até esta quinta-feira (19) na Cidade Universitária. Realizado pela BRK em parceria com a Prefeitura e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto que alia a realidade virtual com apresentações para tratar os temas ligados ao saneamento básico de forma interativa e lúdica, recebeu mais de mil visitantes, que saíram desta viagem diferente com um novo olhar sobre as atitudes que todos devemos adotar para a preservação do meio ambiente.
A experiência inovadora de aprendizado sobre os benefícios do saneamento básico e sobre a prática de atitudes sustentáveis para a preservação da natureza empolgou o público, desde a infância até a idade adulta. Todos eles tiveram a oportunidade de aprender sobre temas como a importância de cuidarmos da água, o papel fundamental do tratamento de esgoto no ciclo do saneamento e sobre como todos podemos colaborar para o futuro do planeta.
- Participei dessa experiência da Aqua Nave e foi sensacional, porque, hoje em dia, é essencial aliar as tecnologias ao aprendizado, pois é a realidade que vivemos. Foi bem legal participar e ver, especialmente as crianças, aprenderem de uma forma lúdica e dinâmica - disse Maria Clara Haddad, aluna do curso de nutrição da UFRJ.
Eles embarcaram na nave da BRK, onde utilizam os óculos de realidade virtual, iniciando um voo por um rio, se deparando com uma série de situações que estimulam reflexões sobre a geração de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos, além de provocações para estimular a adoção de atitudes de consumo consciente.
- Trouxe outros alunos para participarem do projeto e me interessei em participar também dessa experiencia e achei muito interessante a interação de tecnologia com aprendizado e o projeto tem uma “pegada” sensacional, de utilizar o lúdico para aprendizados sobre saneamento e de atitudes conscientes - complementou Myrella Alves, também aluna do curso de nutrição da UFRJ.
O diretor da BRK Macaé, Ricardo Santiago, comemora o alcance das ações sociais promovidas pela BRK com o apoio das parcerias estabelecidas e explicou que a meta é seguir alcançando números de destaque com os projetos, programas e ações realizados pela empresa:
- A BRK tem um papel importante em mostrar como o saneamento básico transforma a vida das pessoas. E ficamos felizes em estabelecer parcerias e em alcançar números tão expressivos com os projetos e ações que realizamos. O Aqua Nave, em especial, é um projeto que une o lúdico e as tecnologias como recurso para despertar o senso de responsabilidade na busca de mais qualidade de vida para todos nós. Esperamos seguir fazendo a diferença neste ciclo de conscientização - destaca Santiago.
A secretária de Educação, Leandra Lopes, também reafirmou que utilizar recursos tecnológicos aliados à educação, como aconteceu no projeto Aquanave, é um reforço para o aprendizado: “Os recursos tecnológicos fazem com que os alunos possam ter mais interação e se interessem mais pelas propostas, sejam elas pedagógicas, sejam elas ambientais. E a BRK se mostra uma grande parceira da Secretaria de Educação, com todos os recursos de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente”, finalizou.