A tarifa social é um direito destinado às famílias de baixa renda que garante um desconto de 50% no valor na conta de água e esgoto. Na Região Metropolitana de Maceió, o benefício é concedido pela BRK, que realiza um trabalho de conscientização nas comunidades para ampliar o número de famílias beneficiadas.
Com esse objetivo, as equipes dos setores Comercial e Sustentabilidade da BRK realizaram uma ação educativa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Orla Lagunar, na última sexta-feira (22), para explicar como funciona o acesso ao benefício, quais os critérios exigidos e os documentos necessários para a solicitação. O encontro, que também contou com palestras sobre o uso consciente dos recursos hídricos, reuniu mais de 30 idosos, que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a tarifa social.
Dackson Daywe, supervisor do setor Comercial da BRK, destacou a importância da ação para disseminar as informações. "Essas agendas são muito importantes para capacitar os clientes sobre a tarifa social e garantir o direito das famílias de baixa renda ao benefício. O compromisso da BRK com os seus clientes vai além da prestação dos serviços de água e esgoto, queremos contribuir para um futuro mais inclusivo e sustentável”, destacou.
Para Dona Salomé, de 74 anos, a palestra foi uma oportunidade, também, de compreender melhor como evitar o desperdício de água no cotidiano. "Consegui tirar as dúvidas que tinha sobre a tarifa social e achei muito interessante aprender mais sobre como podemos economizar água no dia a dia. Percebi que posso adotar algumas dicas e reduzir meu consumo”, observou.
A tarifa social é destinada às famílias que tenham renda inferior a um salário-mínimo e meio, possuam imóvel com até 60m² de área construída, estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenham um consumo de até 20m³ de água.
Como solicitar o benefício?
Os clientes podem agendar atendimento em uma das lojas da BRK, por meio da agência virtual Minha BRK, no site minhabrk.com.br A tarifa social também pode ser solicitada pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas.
Texto: Bárbara Pacheco e Larissa Martins*
*Estagiária sob supervisão