BRK Ambiental alerta para importância do consumo consciente de água e adia reajuste tarifário

BRK Ambiental alerta para importância do consumo consciente de água e adia reajuste tarifário

Notícias May 08, 2020

08 de maio de 2020 

Neste período em que as famílias estão permanecendo por mais tempo em casa é importante ficar ainda mais atento ao consumo de água. O alerta é da BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em Uruguaiana. Com mais pessoas em casa, o aumento do consumo pode gerar reflexos na conta. Uma forma de evitar isso é evitar o desperdício e adotar algumas medidas de controle (confira dicas abaixo).

Em alinhamento com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), a concessionária decidiu também adiar o reajuste tarifário anual que seria aplicado em junho. A medida considera o momento delicado enfrentado pelo país, provocado pela pandemia por coronavírus, que exige cuidados redobrados com a limpeza e higiene pessoal, e o cenário de estiagem histórica enfrentado pelo município. Em abril deste ano, por exemplo, o nível médio do rio ficou em 0,97cm, algo só vivido e mesmo assim em ainda melhores condições em março de 2005, cujo nível médio foi entre 1,05cm a 1,10cm, segundo dados do Departamento de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul (DRH-RS).

“Sabemos que os serviços de água e esgoto são essenciais para a manutenção da saúde e bem-estar da população neste momento. Mesmo diante da escassez hídrica que o município enfrenta, nossas equipes trabalham diariamente para garantir que o abastecimento não seja comprometido, no entanto, é importante reforçar a necessidade do consumo consciente”, pontua Herbert Dantas, Diretor da BRK Ambiental Uruguaiana.

Confira algumas dicas que podem ajudar a população a minimizar o desperdício de água no dia a dia:

Atenção aos vazamentos nas residências: um vazamento de 2mm, desperdiça 96 mil litros de água por mês;

Substituir a mangueira pelo balde: evite o uso de mangueira. Quatro baldes de água já são suficientes para lavar um carro, por exemplo. Se o objetivo é regar as plantas, há alternativas mais econômicas, como o uso de regador, que gera economia de 96 litros de água em dez minutos;

Sem pinga-pinga: uma torneira gotejando desperdiça 40 litros de água por dia. Em uma semana, os pingos que parecem inofensivos são responsáveis por 280 litros de água jogados pelo ralo;


Economia no banho: a redução de apenas 1 minuto no tempo de banho pode ajudar a economizar até 3.285 litros de água ao final de um ano.

 

 

.