11 de Março de 2020

Resultado é fruto de treinamentos constantes e engajamento de funcionários da concessionária

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, atua há pouco mais de dois anos e meio sem nenhum incidente de trabalho com afastamento. São 1024 dias sem acidentes que tenham ocasionado qualquer tipo de licença por parte dos funcionários da unidade de Porto Ferreira da BRK Ambiental. Para atingir esse resultado, a concessionária realiza constantemente diversos treinamentos e simulações de situações de riscos com todos os funcionários e prestadores de serviços.  

Durante esse período, foram mais de 1200 horas de treinamentos. Além disso, a área de Segurança do Trabalho da unidade realizou inspeções em campo e reuniões com as lideranças das áreas, integrou os prestadores de serviços, implementou procedimentos, gerenciou os riscos e acompanhou de perto os trabalhos críticos, tudo com o objetivo de reduzir os riscos.

“Esse marco demonstra que é possível trabalhar com segurança e serve de estímulo para as equipes que atuam em campo, além de elevar nossa responsabilidade para estarmos sempre vigilantes”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira. 

Entre os valores da BRK Ambiental, está “Atuar com segurança”: trabalhar com a preservação da vida em primeiro lugar. A concessionária tem o compromisso de prestar um serviço de qualidade, mas sempre considerando os impactos na saúde das pessoas e na preservação do meio ambiente.

Nova metodologia
Com esse objetivo, há um ano, a concessionária iniciou a implantação do projeto SWMS - Safe Work Management System, traduzido para o português: Sistema de Gerenciamento de Trabalho Seguro. 

O método consiste em sempre verificar quais são as atividades risco, o que elas podem ocasionar e quais as medidas que podem ser tomadas para controlar esses riscos e evitar que acidentes aconteçam. O objetivo é avaliar os riscos e focar nas atividades de maior complexidade e que apresentam alto risco para os funcionários. 

Para a inserção do programa, todos os funcionários passaram por um treinamento em que foram apresentados o método e ferramentas para aplica-lo. Uma dessas ferramentas é o Plano Diário de Segurança do Trabalho em que, em todas as atividades de alto ou médio risco, o funcionário deve avaliar quais são os riscos e como evita-los. 

“Com a implantação desse método, criamos uma padronização para avaliar os riscos e antecipa-los, evitando que ocorrem. Além de criar uma cultura de preservação à vida”, complementa o gerente.

Parte desse processo de foco em segurança inclui a realização de simulados de abandono e de sinalização. “Nosso último incidente com afastamento foi o atropelamento de um funcionário. Então, realizamos um simulado de sinalização, de como criar barreiras de proteção para que isso não volte a ocorrer”, explica Zampieri. 

Ao longo deste ano, a previsão é que 500 horas sejam dedicadas a treinamentos e simulados. O objetivo agora é atingir 2000 dias sem acidentes. 

Em caso de dúvidas, a concessionária está à disposição dos clientes por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 771 001. O atendimento é gratuito e funcionar 24h por dia.