BRK Ambiental é escolhida “Empresa do Ano” pela Aberje por ações de comunicação desenvolvidas em 2019

BRK Ambiental é escolhida “Empresa do Ano” pela Aberje por ações de comunicação desenvolvidas em 2019

Notícias Nov 26, 2019

26 de Novembro de 2019

Ação com influenciadores digitais no Dia Mundial da Água garantiu dois prêmios à maior concessionária privada de saneamento do Brasil

Em cerimônia realizada ontem (25) em São Paulo, a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) anunciou os vencedores do prêmio que reconhece as melhores práticas de comunicação desenvolvidas ao longo do ano. A BRK Ambiental foi a vencedora na categoria “Imprensa e Influenciadores” e, de quebra, escolhida como “Empresa do Ano”. 

O prêmio foi conferido à BRK pela ação realizada com influenciadores digitais por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março. Com apoio da agência Forrest, a empresa selecionou 150 pessoas - desde artistas que se dedicam à causa ambiental até influenciadores que tratam de questões relacionadas à sustentabilidade – que receberam uma ampulheta que marca 5 minutos. O desafio era simples: reduzir o tempo no banho para o limite de tempo da ampulheta. Para se ter uma ideia, cada minuto a menos no chuveiro pode preservar até 10 litros de água.

Para garantir uma estética própria e um conceito para a campanha, o item foi estampado com uma arte exclusiva, criada pela ilustradora mineira Thereza Nardelli. O mote escolhido foi “Água não tem fronteiras”, que remete à ideia de que este recurso hídrico, escasso em muitas regiões do Brasil, é algo que nos une e traz responsabilidades que são comuns a todos.  “A utilização da ampulheta, que é um dos objetos mais antigos já inventados pela humanidade, e das redes sociais, uma das invenções mais modernas, conferiu uma dimensão diferente à ação. Em qualquer tempo, em qualquer lugar, a preservação da água é uma causa que deveria nos unir”, destaca Juliana Calsa, gerente de comunicação da BRK Ambiental.

Entre os influenciadores que receberam a ampulheta e aceitaram o desafio estão nomes como Carol Ribeiro, modelo e apresentadora, e Mateus Solano, ator e defensor da causa ambiental. Por meio de stories no Instagram, o ator global mostrou a ampulheta aos seus mais de 2 milhões de seguidores e, além de elogiar a iniciativa, relatou que seus filhos também adoraram a ideia de poder contabilizar seu tempo no banho. Influenciadores que trabalham diretamente ligados a causas ambientais também se manifestaram a favor da campanha. É o caso da Luciana Esteves, dona do perfil @nossomundosustentavel, que fez uma série de vídeos falando sobre o Dia Mundial Água. 

Empresa do ano 

Para a escolha do case vencedor, o júri da Aberje, formado por especialistas e profissionais de comunicação, avalia critérios como criatividade, inovação, estratégia empregada e ganhos de valor para a marca. A obtenção de notas máximas em diversos destes critérios garantiu à BRK o prêmio de “Empresa do Ano”, posto já alcançado por outros grandes grupos, como Coca Cola e Sanofi.

No discurso para recebimento do prêmio, a CEO da BRK Ambiental, Teresa Vernaglia, lembrou da importância da comunicação para a sensibilização da população para a urgência do saneamento básico. “O Brasil ainda tem 100 milhões de pessoas sem acesso ao saneamento básico. Precisamos falar sobre esse tema, precisamos reforçar a transformação que o saneamento pode proporcionar ao país”.