12 de Novembro de 2018
A cidade é uma das que mais avançou em saneamento nos últimos anos no país e hoje conta com 70% de tratamento de esgoto
Sempre preocupada em prestar o melhor atendimento aos seus clientes, a BRK Ambiental em Mauá, concessionária do serviço público de esgotamento sanitário na cidade, investe cada vez mais em soluções que atendam as expectativas e necessidades de seus clientes.
Atualmente Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou em saneamento nos últimos anos, com 70% de tratamento de esgoto, sendo este o melhor índice da região metropolitana de São Paulo. Além disso, a cidade coleta 93% do esgoto gerado no município, outro índice expressivo na região.
Para dar continuidade aos serviços e levar o sistema de tratamento de esgoto para toda a população da cidade, a BRK Ambiental está executando mais uma interligação de redes do sistema público de esgotamento sanitário em Mauá, desta vez na rua Brás Cubas, confluência com a rua Dr. Fernando Costa, no bairro Vila Bocaina.
Ao final desta intervenção, mais 5 mil famílias serão beneficiadas com o serviço de tratamento de esgoto e Mauá terá um avanço significativo do indicador de tratamento de esgoto, atingindo ao final de 2018 a meta de 73%.
Essa importante intervenção tem impacto pontual na mobilidade urbana e no trânsito de pessoas, ciclistas e veículos na região central da cidade, mais especificamente na região da rua Brás Cubas, que é uma via com grande fluxo e importante corredor de ligação entre vários bairros.
Desta forma, visando prevenir e minimizar ao máximo eventuais impactos no local, ainda antes do início da intervenção, equipes da concessionária realizaram o procedimento de comunicação pré-obra que destacou ações de interação com a comunidade, comunicando previamente os moradores, comerciantes e escolas localizadas nas ruas Brás Cubas, Duque de Caxias, João Pessoa, Bartolomeu de Gusmão e Dr. Fernando Costa até a confluência com a rua Mario dos Santos, assim como os administradores do “Independente Futebol Clube” e “Associação Atlética Industrial”, visando dar o suporte necessário e minimizar os impactos pontuais no cotidiano deles durante a execução das obras físicas do sistema de esgotamento.
A comunicação prévia da obra também contemplou os responsáveis pelas corporações e comandos que operam na cidade, como Corpo de Bombeiro, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e Polícia Militar, além da administração do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e do Hospital América, pois a Concessionária entende a importância da rua Brás Cubas como rota de ambulâncias, carros de resgate, bombeiro e polícia. Portanto, os profissionais que atuam nessas áreas precisam programar um melhor trajeto para que os socorristas possam chegar aos locais e prestar socorro o mais rápido possível às vítimas.
Em alinhamento com a equipe de trânsito e mobilidade urbana da cidade, a concessionária se preocupou com os impactos trazidos no período das intervenções na mobilidade urbana, estabelecendo ações seguras de trânsito e sinalização adequada como meio de mitigar riscos de acidentes. Para tanto, a obra na rua Brás Cubas conta com uma equipe de orientação de trânsito local, faixas demarcadas para passagem de pedestres e sinalização noturna.
Ainda como importante destaque, a obra na rua Brás Cubas utiliza uma metodologia de execução denominada MND, ou método não destrutivo, que causa menos transtornos ao trânsito de veículos e pedestres do que o tradicional método de valas abertas.
Com o uso dessa técnica, as tubulações estão sendo implantadas passando por baixo do leito do córrego Bocaína, sem a necessidade de grandes escavações, deixando a intervenção mais rápida e minimizando os impactos no local, sem causar muitos transtornos para a população.
A interligação de redes do sistema público de esgotamento sanitário na rua Brás Cubas será realizada no período de 7 de novembro a 19 de dezembro de 2018, das 8h às 18h.
Assim, o avanço das obras de esgotamento sanitário em Mauá e o aumento do índice de tratamento de esgoto demonstram uma preocupação da BRK Ambiental em oferecer qualidade de vida e bem-estar para a população.
A Concessionária promove visitas monitoradas à planta da Estação de Tratamento de Esgoto por meio do Programa Portas Abertas, para que a população do município possa acompanhar o avanço dos índices de tratamento.
Para visitar a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá basta solicitar o agendamento pelo site da BRK Ambiental; ou por meio dos canais: 0800 771 0001 // 4577-9580 e e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.