14 de Maio de 2021
Com investimento de R$ 97 mil, equipamentos acompanham de maneira contínua parâmetros da água captada
Após um abril com 72% de volume de chuvas inferior à média histórica do mês, de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas em todo o estado de São Paulo, e de equipamentos instalados nas captações na cidade, o ano de 2021 intensifica uma preocupação sobre novos episódios de escassez hídrica. Diante disso, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, adota ações preventivas a partir de um plano de contingência.
Investimentos em inovação e a adoção de novos processos para a garantia da qualidade da água distribuída à população são algumas das medidas já adotadas. Em abril, a concessionária concluiu a instalação de sondas analíticas na captação de água bruta do rio Atibaia, responsável por enviar água para a ETA II, estação de tratamento de água que abastece 70% do município.
Com investimento de R$ 97 mil, as sondas analíticas, monitoram 24h por dia a qualidade da água no canal de entrada da captação. Os parâmetros acompanhados são pH, Condutividade, Oxigênio Dissolvido e Turbidez e são monitorados pelo operador da unidade para adotar medidas, caso seja identificada alguma alteração na qualidade da água.
“A instalação desses equipamentos na captação é de extrema importância pois garante um monitoramento contínuo da qualidade da água do rio, possibilitando assim, que a concessionária adote ações mais rápidas, caso seja identificada qualquer alteração na qualidade da água bruta. Isso impacta também na produção, uma vez que, ao identificar a situação previamente, as ações são tomadas e minimizam qualquer impacto no abastecimento à população”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.
“A água distribuída em Sumaré passa por um rigoroso processo de tratamento antes de ser direcionada à população. Todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde são atendidos e o trabalho da concessionária é regularmente fiscalizado pela Agência Reguladora (ARES-PCJ) e pela Vigilância Sanitária do município. As sondas analíticas ampliam a eficiência desse processo”, comenta a gerente.
O investimento nos novos equipamentos na captação de água bruta do rio Atibaia vem somar às demais melhorias já realizadas na unidade, que já permitiram o aumento da capacidade de captação de água de 600 l/s para 750 l/s, um incremento de 150 l/s.
Para monitorar todo o percurso da água, desde a captação no rio até às ligações nos imóveis, a BRK Ambiental realiza mais de 25 mil análises mensais, em média, no município; o dobro da quantidade prevista pela legislação. E a população pode acompanhar esse monitoramento em relatórios mensais que são disponibilizados no site da concessionária - www.brkambiental.com.br/sumare. Dúvidas ou informações sobre a qualidade da água recebida nos imóveis também podem ser obtidas pelo Laboratório Móvel, uma unidade de atendimento itinerante que realiza a análises da água diretamente nos imóveis dos clientes. O serviço é gratuito e pode ser acionado pelo 0800-7710001.