BRK Ambiental investe em novo filtro na Estação de Tratamento de Água I de Sumaré para manter a qualidade da água

BRK Ambiental investe em novo filtro na Estação de Tratamento de Água I de Sumaré para manter a qualidade da água

Notícias Apr 23, 2021

23 de Abril de 2021

Com investimento de R$ 650 mil, sistema adicional de filtragem está em funcionamento na ETA I desde março. Medida faz parte do plano de contingência da concessionária.

Com um primeiro trimestre mais seco dos últimos seis anos em Sumaré - de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas em todo o estado de São Paulo, e de equipamentos instalados pela BRK Ambiental em suas captações - e a menor ocorrência de chuvas já apontadas no boletim climatológico elaborado pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Clima e Sociedade (IRI-CPC), o ano de 2021 retoma uma preocupação sobre novos episódios de escassez hídrica. Diante disso, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, antecipa ações preventivas a partir de um plano de contingência.

Investimentos em inovação e a adoção de novos processos para a garantia da qualidade da água distribuída à população são algumas das medidas já adotadas. Um novo sistema de filtragem foi instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) I do município. A obra de construção e montagem da unidade foi iniciada em janeiro e concluída em março. O valor do investimento no novo filtro modular é de R$ 650 mil.

“As melhorias e a instalação de um filtro adicional ao sistema convencional adotado no tratamento da água serão fundamentais para manter a qualidade na distribuição durante os meses mais secos do ano. A qualidade da água bruta captada nos mananciais de Sumaré tende a ser bastante inferior durante as estiagens, o que dificulta o processo de tratamento. Por isso, estamos nos antecipando com a adoção de ações preventivas”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

O novo filtro modular é conectado ao decantador da ETA e funciona como uma unidade adicional. Com capacidade de vazão de 40 litros por segundo, ele beneficia diretamente os mais de 80 mil moradores abastecidos pelo sistema I, que abrange as regiões Central, do Picerno e Carlota. 

O sistema adicional de filtragem é importante para a melhoria da qualidade da água, mas também resulta em uma maior disponibilidade do recurso. “Embora não tenhamos um aumento na vazão de entrada da estação, o filtro modular auxilia na redução das perdas durante o processo de tratamento da água. E, com menos água perdida no processo, estamos aumentando o volume produzido, condição fundamental diante de um cenário de possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano”, comenta a gerente. 

O investimento em um novo filtro modular ao processo de tratamento adotado na ETA I de Sumaré vem somar às demais melhorias já realizadas na estação e antecipar outras obras de ampliação e modernização que estão previstas para ocorrerem na unidade ainda neste ano.