Concessionária distribui folhetos orientativos aos clientes e realiza palestras
Com o objetivo de conscientizar e orientar os clientes quanto ao uso correto das redes de coleta de esgoto, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, iniciou uma campanha de conscientização na cidade. A iniciativa conta com a distribuição de aproximadamente 27 mil folhetos, além da realização de palestras em instituições de ensino e entidades assistenciais.
A distribuição dos folhetos orientativos sobre o tema é realizada por meio dos agentes comerciais da concessionária, juntamente com as faturas de água e esgoto. Como fase importante da campanha, no dia 12 de abril ocorreu uma capacitação para esses funcionários da equipe comercial, a fim de informá-los e prepará-los para serem multiplicadores da informação.
Na primeira etapa da campanha, os folhetos serão entregues nos bairros Jardim Zaíra e Jardim Oratório, localizações que apresentam um maior número de obstruções de rede. Segundo levantamento realizado pela concessionária, somente no ano de 2020, a equipe operacional da BRK Ambiental foi acionada para atender mais de 378 eventos de desobstruções de rede nesses dois bairros.
Foi realizado também um ciclo de palestras da campanha ao longo do mês de abril. A ação ocorreu de forma on-line, nos dias 19 e 27, para aproximadamente 96 alunos na faixa etária entre 15 e 22 anos, todos assistidos pela Associação Estrela Azul (AEA), localizada no Jd. Zaíra.
“As redes coletoras de esgoto foram dimensionadas para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Mauá é o descarte irregular de lixo nas redes e em ligações residenciais. Por isso, a importância de realizar uma campanha de conscientização da população quanto a esse tema”, explica Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental em Mauá.
A realização de palestras pode ocorrer para qualquer entidade e instituição de ensino da cidade que tiver interesse. Com o tema “Saneamento e dificuldades enfrentadas na coleta do esgoto”, a palestra pode ser realizada de maneira on-line ou presencial, seguindo os protocolos dos órgãos de saúde. As instituições interessadas podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br.
“O trabalho de educação ambiental da população é de extrema importância para que consigamos manter o correto funcionamento das redes de esgoto, preservando o meio ambiente e a saúde”, complementa Thaís.
Em caso de dúvidas, os clientes podem fazer contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001, pelo WhatsApp (11) 99988-0001, pelo site www.brkambiental.com.br/maua, ou ainda pelas nossas redes sociais.
Lixo na rede de esgoto
O descarte de objetos e lixo é a principal causa de obstruções e extravasamentos, os resíduos mais encontrados no sistema público de esgotamento sanitário de Mauá são restos de construção civil, madeira, plástico, papelão, sacos e descartes de banheiro como papel higiênico, embalagens, fio dental, absorventes, cabelo e cotonetes. Para se ter uma ideia, equipes da concessionaria já encontraram nas redes coletoras de esgoto brinquedos infantis, sapatos, dinheiro, guarda-chuvas, carcaças de churrasqueira elétrica entre outros objetos.
Além do descarte do lixo, é importante reforçar sobre a destinação correta do óleo. Isso porque ao jogá-lo na pia da cozinha, depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nas tubulações. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento.
Atendimento 24h
A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Para estas situações a concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:
- via call center (0800-771-0001);
- site www.brkambiental.com.br/maua;
- Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.