28 de novembro de 2018
Visitantes puderam conhecer processos de tratamento de água e de esgoto como se estivessem nas estações de tratamento
A BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do Brasil, participou nesta semana da Rio Water Week, realizada entre os dias 26 e 28 de novembro, no Rio Centro, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que o encontro ocorre no Brasil.
O objetivo é reunir profissionais do setor, comunidade acadêmica, empresas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e no mundo. Tudo isso com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 – ÁGUA E ESGOTO PARA TODOS ATÉ 2030.
Durante o Rio Water Week, o stand da BRK Ambiental ofereceu uma experiência de realidade virtual - visitas, por meio de fotos 360 graus - a Estações de Tratamento de Água e de Esgoto da empresa. Durante o passeio, foi possível observar cada etapa do processo de tratamento e entender o percurso pelo qual passam a água e o esgoto até sua entrega limpa na casa do cliente (água) ou sua devolução aos rios (esgoto).
Ao longo do trajeto, a experiência encapsulada nos óculos de realidade virtual oferece botões de interação para aumentar a percepção e o conhecimento do visitante. A partir deles, podia-se assistir a filmes de animação, infográficos e imagens de drone que captam a operação, disponibilizando descrições detalhadas de todos os processos utilizados pela empresa para entregar o melhor serviço de esgotamento sanitário à população.
Durante o evento, ainda participamos do painel "Contribuições do setor privado para a universalização do saneamento". Juliana Calsa, gerente de comunicação da BRK Ambiental, conversou com líderes do setor, apresentou dados da pesquisa “Saneamento e a vida da mulher brasileira” e falou sobre como o saneamento privado pode ajudar a mudar esse cenário.
Ela também ressaltou a necessidade do saneamento ser pautado e discutido junto à população e apresentou o caso de sucesso de Limeira, uma das primeiras cidades brasileiras a ter uma concessão privada de saneamento e que hoje é atendida pela BRK Ambiental.