Limpeza dos reservatórios da cidade ocorre de maneira planejada ao longo do ano e contribui para garantir a qualidade da água na torneira dos Clientes.
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Caçador, realiza anualmente um plano organizado para a limpeza dos seus reservatórios. Um trabalho preventivo que visa garantir a qualidade da água, a manutenção dos reservatórios e a melhoria contínua dos serviços.
A água produzida na ETA- Caçador, que é captada do leito do Rio do Peixe e bombeada para a estação de tratamento, é armazenada em 27 reservatórios espalhados estrategicamente pela cidade, que somam uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 7 milhões de litros. A distribuição da água ocorre então por bombeamento e gravidade, por meio de mais de 250 quilômetros de redes, fornecendo água de acordo com os padrões de potabilidade exigidos por lei para toda a população caçadorense.
Essa distribuição de água de qualidade para a população é extremamente beneficiada pela execução regular da limpeza dos reservatórios. Desde o início da concessão da BRK na cidade, foram planejadas e executadas limpezas em todos os reservatórios ativos. “Assim como a população deve manter seus reservatórios higienizados e em boas condições, o mesmo se aplica para a concessionária. Nosso plano de higienização em operação na cidade é essencial para mantermos a qualidade dos serviços oferecidos", comenta Guilherme Pimentel, gerente operacional da BRK Ambiental em Caçador.
Atrelado a cada serviço de limpeza, também estão ações de comunicação dos trabalhos realizados pela concessionária. Antes da realização de cada serviço, a BRK Ambiental informa aos clientes da localidade quando a ação será realizada, o que será feito e aponta o impacto desse serviço no abastecimento de água. A divulgação é feita diretamente ao cliente, por meio de cartas entregues nas residências da área de impacto, e também por meio de avisos em carros de som e comunicados à imprensa.
Nos próximos dias, será a vez do conjunto de reservatórios denominados R3, localizados na ETA-Caçador, passar por ações de limpeza. Esse sistema, que possui mais de um reservatório integrado, será higienizado no domingo, dia 21, das 7h às 13h, e os clientes poderão notar intermitência no abastecimento por cerca de 12 horas após a finalização da limpeza, principalmente nas áreas mais altas da cidade.
Dicas para a limpeza da caixa d’água residencial
Após algum tempo de uso, todas as caixas d’água residenciais começam a sofrer com o acúmulo de resíduos e necessitam passar por uma limpeza. O ideal é que ela seja feita de seis em seis meses. A falta de higienização adequada pode gerar desde entupimentos nos encanamentos da residência até o surgimento de bactérias e protozoários prejudiciais à saúde. Reservatórios sem tampa também correm o risco de se tornarem criadouros do mosquito da dengue.
Mas como realizar uma limpeza adequada nas caixas d’água?
Alguns passos são importantes, tais como: a utilização de equipamentos adequados; o fechamento do registro de água; o esvaziamento da caixa d’água, deixando pouco mais de um palmo de água; e a secagem completa do reservatório antes de voltar a enchê-lo.
Passo a passo para a limpeza da caixa d’água:
- Reserve os equipamentos: luvas de borracha, escova de nylon nova, balde, panos limpos e água sanitária.
- Bloqueie o fornecimento de água: feche o registro do cavalete da entrada de água que vem da rua para abastecer sua caixa; ou, prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água.
- Esvazie a caixa d’água: evite o desperdício. Use a água ainda armazenada na caixa para as atividades cotidianas. Quando restar pouco mais de um palmo de água dentro da caixa, você pode iniciar a limpeza.
- Feche a saída de água: coloque as luvas e, com apenas um palmo de água dentro da caixa, tampe a saída que vai para o encanamento para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.
- Inicie a limpeza: aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova de nylon nova e limpa. Só água sanitária já é suficiente. Não use sabão, detergente ou qualquer outro produto na sua caixa.
- Enxugue a caixa d’água: com a ajuda de um balde e dois panos, retire toda a água que ainda sobrou na caixa.
- Volte a encher o reservatório: abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe que a caixa volte a encher de água. Importante: Mantenha tampada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa.
- Despeje mais água sanitária e libere a saída da água para o encanamento: com a caixa novamente cheia, despeje dois litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água e aguarde duas horas. Durante este período, não utilize a água armazenada. Feche novamente o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento. Deixe que a água desinfectada desça pelo encanamento. Atenção: Essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas e na faxina da residência.
- Volte a encher o reservatório: com a caixa novamente vazia, abra o registro do cavalete e deixe que o abastecimento seja retomado.
- Reinicie o abastecimento: agora, é só tampar a caixa d’água para evitar a entrada de sujeira e a propagação do mosquito da dengue. Refaça todo o processo dentro de seis meses.
Água de qualidade
Para a BRK Ambiental, a excelência na operação é um dos compromissos da empresa. Prestar um serviço de qualidade, atendendo às expectativas dos clientes e parceiros é essencial. Em Caçador, a distribuição de água tratada é acompanhada por equipes volantes e pelo Centro de Controle Operacional, localizado na parte central do município, o que permite o controle e a operação dos reservatórios e estações de bombeamento durante 24 horas por dia, garantindo à população o abastecimento com água de excelente qualidade.
Além disso, todos os anos, a concessionária também torna público o Relatório Anual da Qualidade da Água, um documento que apresenta um resumo das análises laboratoriais realizadas ao longo do ano, o que garante que a água distribuída para os moradores da cidade esteja nos padrões de qualidade para o consumo humano, conforme estabelece o Ministério da Saúde.
Contato com a BRK Ambiental
Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento também está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br), Facebook e também pelo WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001. Para acessar serviços, a concessionária conta com uma agência virtual e o app Minha BRK (minhabrk.com.br).