BRK Ambiental realiza ações preventivas para melhora da qualidade da água de Caçador

BRK Ambiental realiza ações preventivas para melhora da qualidade da água de Caçador

Notícias Nov 19, 2021

Limpeza dos reservatórios da cidade ocorre de maneira planejada ao longo do ano e contribui para garantir a qualidade da água na torneira dos Clientes.

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Caçador, realiza anualmente um plano organizado para a limpeza dos seus reservatórios. Um trabalho preventivo que visa garantir a qualidade da água, a manutenção dos reservatórios e a melhoria contínua dos serviços.

A água produzida na ETA- Caçador, que é captada do leito do Rio do Peixe e bombeada para a estação de tratamento, é armazenada em 27 reservatórios espalhados estrategicamente pela cidade, que somam uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 7 milhões de litros. A distribuição da água ocorre então por bombeamento e gravidade, por meio de mais de 250 quilômetros de redes, fornecendo água de acordo com os padrões de potabilidade exigidos por lei para toda a população caçadorense.

Essa distribuição de água de qualidade para a população é extremamente beneficiada pela execução regular da limpeza dos reservatórios. Desde o início da concessão da BRK na cidade, foram planejadas e executadas limpezas em todos os reservatórios ativos. “Assim como a população deve manter seus reservatórios higienizados e em boas condições, o mesmo se aplica para a concessionária. Nosso plano de higienização em operação na cidade é essencial para mantermos a qualidade dos serviços oferecidos", comenta Guilherme Pimentel, gerente operacional da BRK Ambiental em Caçador.
 

Reservatórios

Atrelado a cada serviço de limpeza, também estão ações de comunicação dos trabalhos realizados pela concessionária. Antes da realização de cada serviço, a BRK Ambiental informa aos clientes da localidade quando a ação será realizada, o que será feito e aponta o impacto desse serviço no abastecimento de água. A divulgação é feita diretamente ao cliente, por meio de cartas entregues nas residências da área de impacto, e também por meio de avisos em carros de som e comunicados à imprensa.


Nos próximos dias, será a vez do conjunto de reservatórios denominados R3, localizados na ETA-Caçador, passar por ações de limpeza. Esse sistema, que possui mais de um reservatório integrado, será higienizado no domingo, dia 21, das 7h às 13h, e os clientes poderão notar intermitência no abastecimento por cerca de 12 horas após a finalização da limpeza, principalmente nas áreas mais altas da cidade.

Dicas para a limpeza da caixa d’água residencial

Após algum tempo de uso, todas as caixas d’água residenciais começam a sofrer com o acúmulo de resíduos e necessitam passar por uma limpeza. O ideal é que ela seja feita de seis em seis meses. A falta de higienização adequada pode gerar desde entupimentos nos encanamentos da residência até o surgimento de bactérias e protozoários prejudiciais à saúde. Reservatórios sem tampa também correm o risco de se tornarem criadouros do mosquito da dengue.

Mas como realizar uma limpeza adequada nas caixas d’água?

Alguns passos são importantes, tais como: a utilização de equipamentos adequados; o fechamento do registro de água; o esvaziamento da caixa d’água, deixando pouco mais de um palmo de água; e a secagem completa do reservatório antes de voltar a enchê-lo.

Passo a passo para a limpeza da caixa d’água:

- Reserve os equipamentos: luvas de borracha, escova de nylon nova, balde, panos limpos e água sanitária.

- Bloqueie o fornecimento de água: feche o registro do cavalete da entrada de água que vem da rua para abastecer sua caixa; ou, prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água.

- Esvazie a caixa d’água: evite o desperdício. Use a água ainda armazenada na caixa para as atividades cotidianas. Quando restar pouco mais de um palmo de água dentro da caixa, você pode iniciar a limpeza.

- Feche a saída de água: coloque as luvas e, com apenas um palmo de água dentro da caixa, tampe a saída que vai para o encanamento para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.

- Inicie a limpeza: aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova de nylon nova e limpa. Só água sanitária já é suficiente. Não use sabão, detergente ou qualquer outro produto na sua caixa.

- Enxugue a caixa d’água: com a ajuda de um balde e dois panos, retire toda a água que ainda sobrou na caixa.

- Volte a encher o reservatório: abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe que a caixa volte a encher de água. Importante: Mantenha tampada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa.

- Despeje mais água sanitária e libere a saída da água para o encanamento: com a caixa novamente cheia, despeje dois litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água e aguarde duas horas. Durante este período, não utilize a água armazenada. Feche novamente o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento. Deixe que a água desinfectada desça pelo encanamento. Atenção: Essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas e na faxina da residência.

- Volte a encher o reservatório: com a caixa novamente vazia, abra o registro do cavalete e deixe que o abastecimento seja retomado.

- Reinicie o abastecimento: agora, é só tampar a caixa d’água para evitar a entrada de sujeira e a propagação do mosquito da dengue. Refaça todo o processo dentro de seis meses.

Água de qualidade

 

Para a BRK Ambiental, a excelência na operação é um dos compromissos da empresa. Prestar um serviço de qualidade, atendendo às expectativas dos clientes e parceiros é essencial. Em Caçador, a distribuição de água tratada é acompanhada por equipes volantes e pelo Centro de Controle Operacional, localizado na parte central do município, o que permite o controle e a operação dos reservatórios e estações de bombeamento durante 24 horas por dia, garantindo à população o abastecimento com água de excelente qualidade.

Além disso, todos os anos, a concessionária também torna público o Relatório Anual da Qualidade da Água, um documento que apresenta um resumo das análises laboratoriais realizadas ao longo do ano, o que garante que a água distribuída para os moradores da cidade esteja nos padrões de qualidade para o consumo humano, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento também está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br), Facebook e também pelo WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001. Para acessar serviços, a concessionária conta com uma agência virtual e o app Minha BRK (minhabrk.com.br).