18 de Fevereiro de 2020
A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, vai realizar inspeções em dois reservatórios da cidade, nos dias 18 e 19 de fevereiro (terça e quarta). Um deles fica na ETA II, Estação de Tratamento de Água localizada no Parque Itália, e o outro no Centro de Reservação Calegari.
Para realizar as verificações, a concessionária irá utilizar uma tecnologia inédita no município. São robôs subaquáticos responsáveis por vistoriar as condições estruturais dos reservatórios. Operados por especialistas que ficam na superfície, os robôs vão entrar nos reservatórios ainda cheios e registrar as estruturas por meio de câmeras que capturam imagens em alta definição. Por meio das imagens registradas pelos robôs, será possível observar como está a situação das paredes, fundo, tampas, entradas e saídas de água, impermeabilização, além de outros dispositivos, como reguladores de níveis dos reservatórios.
“É uma maneira mais segura de realizar o trabalho, já que não há a necessidade de um funcionário trabalhando em espaço confinado, o que é considerada uma atividade de alto risco. Além disso, uma vez que os reservatórios serão inspecionados com água, evita que ocorra o esvaziamento, reduzindo grandes paradas no abastecimento de água da população”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Sumaré.
Antes de serem colocados nos reservatórios, os robôs e todo o cabeamento passam por um processo de desinfecção. Além disso, os equipamentos ficam dentro de uma capa de proteção para evitar qualquer contaminação da água. “Utilizamos os robôs no último final de semana para inspeção de dois reservatórios e foi um sucesso”, complementa Mangabeira.
Por conta da intervenção, o abastecimento de água nesta quarta-feira, dia 19, pode sofrer oscilações. Isso porque o reservatório que será inspecionado utiliza o sistema de bombeamento para encaminhar água para as redes de distribuição. Para a utilização do robô subaquático será necessário desligar a bomba. “A bomba em funcionamento gera uma movimentação na água, o que prejudicaria a visibilidade do interior do reservatório além da operação do robô”, explica o diretor.
Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite desta própria quarta-feira, dia 19. Os bairros que podem ser afetados são: Jardim Calegari, Jardim Nova Esperança I e Jardim Nova Esperança II.
Já a inspeção realizada na terça, dia 18, será em um reservatório que faz a distribuição por meio da gravidade, sem a utilização de bomba e, por isso, não será necessária a interrupção no abastecimento de água.
“Com as imagens em mãos, nossos especialistas vão avaliar quais são as melhorias necessárias em cada reservatório e, com isso, direcionar os investimentos para garantir o pleno abastecimento da população, com água de qualidade”, complementa Fernando.
Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.