26 de Fevereiro de 2020
Concessionária realizou 5.152 vistorias e identificou irregularidades em 565 pontos
No ano de 2019, 5.152 vistorias foram realizadas pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, com o objetivo de identificar fraudes nos hidrômetros. Do total das vistorias realizadas, em 565 foram detectadas irregularidades o que representa 10,9% do total.
“Com o combate às irregularidades, conseguimos recuperar 24,8 milhões de litros de água para o município. Essa quantidade é o suficiente para abastecer 1774 imóveis por um mês. É mais disponibilidade de água para toda a população”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Sumaré.
A vistoria é realizada por agentes comerciais da concessionária que, durante o ciclo da leitura, fazem uma análise visual para constatação de possíveis irregularidades. Além disso, quando o sistema aponta variações de consumo uma equipe vai até o local para verificar.
“Alguns tipos de fraude que podem ocorrer são: ligação direta/by-pass, em que o cliente tem a ligação de água, com hidrômetro, mas faz ligação direta do ramal para o encanamento interno de seu imóvel, sem o devido registro de água pelo hidrômetro. No caso do by-pass, o cliente “controla” internamente por um registro o quanto de água consumida será registrada. Tem também a ligação clandestina, na qual o cliente não tem ligação com hidrômetro, fazendo a conexão direta com o ramal da Concessionária, avarias do medidor como furado com arame, imã e morsa, também são consideradas como fraude”, explica o diretor.
A partir da identificação da fraude, a concessionária lavra um Termo de Constatação de Irregularidade (TCI), e prossegue com a regularização da ligação de água. Além disso, quando há alguma avaria no hidrômetro, é cobrado o valor do serviço de instalação ou substituição de hidrômetro, conforme prevê o Contrato de Concessão.
“As fraudes geram prejuízos para todos os clientes. Elas são realizadas de forma precária e podem ocasionar grandes vazamentos e, por não serem tarifados, o consumo pode ocorrer sem consciência. O resultado é o desperdício de água. Além disso, o cliente que realiza a fraude pode ter sua água contaminada pelo dispositivo que ele utilizou para interferir no sistema. Outro ponto importante é que isso impacta diretamente no índice de perdas do município, uma vez que os volumes consumidos não são medidos”, complementa Fernando.
O trabalho de combate às fraudes ocorre ao longo de todo o ano com o objetivo de garantir a distribuição e a qualidade da água a todos os moradores da cidade.
A concessionária está à disposição dos clientes por meio dos canais de atendimento como o telefone 0800 771 0001, site, redes sociais e aplicativo.