BRK Ambiental realiza intervenção nesta sexta (19) para redução do índice de perdas de água em Porto Ferreira

BRK Ambiental realiza intervenção nesta sexta (19) para redução do índice de perdas de água em Porto Ferreira

Notícias Mar 18, 2021

18 de Março de 2021

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, vai realizar na manhã desta sexta-feira-feira, dia 19, a instalação de um macromedidor na rede de distribuição de água localizada na rua Claudionor da Silva Borges, esquina com a rua João Batista Filho, no Jardim Jandira. A ação faz parte do trabalho que a empresa realiza para redução do índice de perdas de água da cidade.  Este é o segundo equipamento deste tipo instalado em 2021.

“O equipamento é semelhante a um hidrômetro residencial, mas com capacidade de fazer medições de grande vazão. Ele é instalado em pontos estratégicos da rede de distribuição e avalia a relação entre o volume de água produzido com o volume de água consumido, proporcionando maior controle operacional sobre a água distribuída na cidade”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

O programa de combate às perdas de água em Porto Ferreira prevê a instalação de outro macromedidor na cidade e uma série de outras ações no decorrer deste ano. “Além da instalação de macromedidores, iremos realizar também a instalação de válvulas reguladoras de pressão, desenvolvimento de modelagem hidráulica, reativação de reservatório, pesquisa ativa de vazamentos, substituição de ramais e capacitações das equipes”, complementa Alex.

Em 2011, ano do início da concessão, o índice de perdas de água na cidade era de 53%. Em 2020, esse indicador fechou em 25%, o menor já registrado desde início da concessão. 

A redução no índice de perdas é resultado do trabalho contínuo que a concessionária realiza no município. Entre as principais ações executadas no ano passado estão:  calibrações de seis macromedidores e instalações de mais oito equipamentos, substituição de 3,8 quilômetros de redes, atualização do cadastro técnico de redes, gerenciamento de pressões, testes de estanqueidade e detecção de 314 vazamentos não visíveis. 

Além disso, em 2020 também foram encontradas 31 fraudes, situações que prejudicam e, consequentemente, elevam o índice de perdas de água, podendo ainda interferir na qualidade e regularidade da água distribuída a toda população. Todas as fraudes identificadas foram regularizadas. Também foram substituídos 2.390 hidrômetros, com o principal propósito de se garantir a correta medição, em atendimento às regras do contrato de concessão.

Oscilações no abastecimento 
Por conta dessa intervenção, o abastecimento de água no Condomínio Residencial Modelo pode ser afetado na manhã desta sexta-feira, dia 19. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado ainda na manhã da própria sexta, dia 19.
Em casos de dúvidas, os clientes podem ligar no 0800 771 001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia.