BRK Ambiental reforça a importância da conservação do solo

BRK Ambiental reforça a importância da conservação do solo

Notícias Apr 15, 2021

Nesta quinta feira, 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. De acordo com o último relatório apresentado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no final de 2020 a degradação do solo afeta pelo menos 3,2 bilhões de pessoas, ou seja, 40% da população mundial.

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro, aproveita a data para reforçar a importância do descarte correto de resíduos, evitando contaminações do meio ambiente, prejuízos ao solo e ao sistema de saneamento da cidade.

Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia podem contribuir positivamente para a preservação do solo.

Em 2020 foram recolhidas 370 toneladas de resíduos (lixo) do sistema de esgoto de Rio Claro. Neste ano, somente no primeiro trimestre, a concessionária já contabilizou a retirada de aproximadamente 85 toneladas.

Frequentemente são encontrados nas tubulações da cidade resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos. Fluídos como óleo de cozinha, gordura, chorume proveniente do acúmulo de lixo e agrotóxicos, quando não descartados corretamente, se infiltram no solo e podem alcançar os lençóis freáticos. Alguns estudos apontam que um litro de óleo de cozinha pode poluir um volume de um milhão de litros de água. 
“Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta. Em Rio Claro realizamos desde 2008 o Programa Olho Vivo que, em parceria com a empresa Planeta Azul, incentiva o descarte adequado do óleo de cozinha usado através da coleta domiciliar e gratuita desse resíduo”, informa Thais Cortina, responsável pela área de Sustentabilidade da concessionária.

Por meio do programa Olho Vivo é possível a aplicação de uma estratégia contínua de preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado pelo descarte inadequado do óleo usado no solo, nos cursos d’água e nas redes de esgoto. 
“Desde o início do projeto, que conta com 80 pontos de coleta na cidade, mais de 270 mil litros de óleo já foram coletados e reaproveitados como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel”, destaca Thais.

Qualquer pessoa que tenha, no mínimo, 2 litros de óleo de cozinha usado, devidamente armazenado, pode solicitar a coleta do resíduo em sua casa. Basta entrar em contato pelos canais de atendimento da empresa e realizar o agendamento da coleta. O serviço é gratuito e segue as atuais recomendações sanitárias.

SERVIÇO: saiba como é simples armazenar o óleo usado:
1.    Após o uso, espere o óleo esfriar;
2.    Armazene o óleo em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes;
3.    Use um funil na boca da garrafa para despejar o óleo (não é necessário peneirar);
4.    Feche bem a tampa para evitar vazamentos;
5.    Guarde a garrafa com óleo em lugar protegido e arejado, longe do sol e do calor;
6.    Entre em contato com a Planeta Azul e agende a coleta em sua casa.

COLETA DE ÓLEO | Canais de atendimento
WhatsApp: (19) 97132-5237
Telefones Fixos: (19) 3527-2766 / (19) 3597-3895
E-mail: adm@planetazulresiduos.org

15 de abril – Dia da Conservação do Solo
O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.