16 de Abril de 2021
Com poucas chuvas e início do período de estiagem, concessionária estabelece ações preventivas em plano de contingência.
Essencial para a eficiência operacional do saneamento básico da cidade, as ações de combate às perdas de água no sistema de distribuição de Sumaré estão entre as principais medidas preventivas do plano de contingência elaborado pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, para o enfrentamento dos próximos meses de estiagem.
O primeiro trimestre de 2021 em Sumaré foi o mais seco dos últimos seis anos, de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas em todo o estado de São Paulo, e de equipamentos instalados pela BRK Ambiental em suas captações. Janeiro, fevereiro e março acumularam 386 milímetros de chuva na cidade, índice 36% menor que o registrado no mesmo período em 2020, que foi de 602 milímetros.
No comparativo histórico, é o menor acumulado para o período desde 2014, ano da pior crise hídrica vivenciada pela região Sudeste. Naquela ocasião, o primeiro trimestre do ano registrou um acumulado de 377 milímetros de chuva. Na cidade, a média histórica para o período é de 528 milímetros, o que significa que as precipitações (chuvas) de 2021 ficaram 27% abaixo da média esperada para os três primeiros meses do ano.
Com a menor ocorrência de chuvas já apontada no boletim climatológico elaborado pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Clima e Sociedade (IRI-CPC), análise responsável por indicar que as precipitações neste primeiro semestre do ano devem se manter abaixo da média, e com o menor volume de chuvas na região que abastece o Sistema Cantareira, que tem influência sobre as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde Sumaré está inserida, a BRK Ambiental reforça suas ações de melhorias e investimentos em todo o sistema de água do município. Todas as medidas têm papel fundamental num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano.
Dentre as ações está o programa de combate às perdas de água, que tem por objetivo oferecer maior disponibilidade de água para a população, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando um serviço de qualidade para a cidade. “São ações que ocorrem durante toda a concessão, mas que estão sendo reforçadas neste ano como uma das medidas de enfrentamento aos períodos mais secos de 2021”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.
As perdas de água nos sistemas de abastecimento correspondem, basicamente, à diferença entre o volume total de água produzido nas estações de tratamento combinado aos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis da cidade. A diferença entre o que foi produzido e o volume medido representa as perdas de água no sistema de distribuição; significa que a água, de alguma maneira, foi desperdiçada, seja por vazamentos, por falhas no sistema de medição ou até por ligações clandestinas.
De acordo com dados do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em março deste ano, o país perde 39% da água potável produzida, o que significa que para cada 100 litros de água produzida no Brasil, 39 litros não chegam formalmente a nenhum imóvel. Sumaré encerrou 2020 com um índice de 36,5% em perdas de água, o menor registrado desde o início da concessão. Anteriormente, em 2015, esse índice era de 60%. Na prática, desde 2015, 6,2 bilhões de litros de água foram preservados, volume suficiente para abastecer 86 mil pessoas por um ano ou um milhão de pessoas por um mês, o que equivale a mais de três municípios de Sumaré.
A BRK Ambiental busca, de forma contínua, aprimorar o sistema de controle de perdas adotado em Sumaré. Para este ano, serão investidos R$ 10 milhões em obras voltadas para a redução de perdas e modernização do sistema de abastecimento de água. Neste pacote de investimentos estão previstas ações de substituição de 2.960 ligações de água e de 14 mil metros de redes, a instalação de quatro macromedidores, duas válvulas reguladoras de pressão, para a criação de novos setores de medição e controle de pressão, e a continuidade das atividades de localização de vazamentos não visíveis.
“O combate às perdas de água é indispensável para a preservação dos recursos hídricos e fundamental para o enfrentamento de períodos de estiagem. Toda a água que hoje é preservada fará a diferença em períodos mais secos do ano”, reforça Rafaella.
A concessionária também vai incentivar o controle do desperdício de água junto à população. “O pouco volume de chuvas em 2021 já tem demonstrado a necessidade de um compromisso coletivo para a prática de um consumo consciente de água. Pequenas atitudes fazem uma grande diferença no uso e na preservação dos recursos hídricos”, afirma a gerente.
DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA
• Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
• Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
• Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.
• Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.
• Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.