04 de Junho de 2021
Com a campanha “Conexão Futuro - Qual é o seu desejo para o meio ambiente?”, concessionária cria movimento coletivo por mundo mais sustentável.
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, lança a campanha “Conexão Futuro - Qual é o seu desejo para o meio ambiente?”. O objetivo da empresa é estimular as pessoas a avaliarem como os atos do presente podem contribuir com a construção de um mundo mais sustentável.
A proposta é criar um movimento positivo capaz de estimular o compartilhamento de hábitos mais saudáveis e sustentáveis, conectando todos a um futuro melhor. A ação foi desenvolvida pela agência OKE e aposta em uma linguagem inspirada na arte visual urbana, com peças criadas com exclusividade pelo ilustrador alagoano Herbert Loureiro.
O conteúdo está apoiado em quatro pilares: economia, consumo, educação e isolamento social, com mensagens que promovem reflexões sobre economia circular, consciência ambiental, redução da emissão de gases poluentes com a diminuição dos deslocamentos, entre outros.
“A pandemia provocou uma série de impactos no mundo, inclusive no meio ambiente, e o nosso objetivo é transmitir uma mensagem de conscientização e acolhimento. Queremos estimular a coletividade e criar conexões que incentivem hábitos e atitudes mais sustentáveis. Acreditamos que as ações positivas praticadas no presente reverberam no futuro”, reforça Thaís Cortina, gerente de comunicação da BRK Ambiental.
A campanha, diante da atual condição de emergência sanitária decorrente da pandemia de Covid-19, está toda estruturada com programação em meios digitais. A população pode participar interagindo nos perfis da concessionária nas redes sociais durante o período da campanha que deve se estender até o final da próxima semana.
“Com essa ação, esperamos movimentar os meios digitais, que se demonstram importantes canais de informação e de conhecimento no atual contexto, estimulando a adoção de hábitos cada vez mais saudáveis e sustentáveis entre a população”, pontua a gerente.
Na ação, hábitos de consumo consciente podem ser compartilhados, por exemplo, no relato de iniciativas diárias para o uso racional e sem desperdícios de água, na redução do consumo de plástico, diminuição da geração dos resíduos domésticos, uso de embalagens reaproveitáveis, separação adequada de resíduos, entre outros.
Com a campanha, a BRK Ambiental também busca destacar a importância do saneamento básico como contribuição para um futuro melhor, e, há quase um ano do novo Marco Legal do Saneamento, reforçar seu compromisso de buscar cada vez mais a eficiência na prestação de seus serviços, de modo a ampliar o acesso da população ao saneamento.
PRESERVE A ÁGUA
Após a concessão dos serviços à iniciativa privada em 2015, já foi possível reduzir o índice de perdas de água de Sumaré de 60% para os atuais 30,5% (dados de abril/21). O que significa que, na prática, 6,2 bilhões de litros de água foram preservados, volume suficiente para abastecer 86 mil pessoas por um ano ou um milhão de pessoas por um mês, o que equivale a mais de três municípios de Sumaré. Esse avanço é resultado de investimentos da BRK Ambiental na modernização das redes, do trabalho intenso de mapeamento de áreas mais sensíveis e de um corpo técnico que aplica tecnologia para identificar vazamentos.
E você também pode ajudar a preservar a água, evitando o desperdício de milhares de litros, por mês, mudando pequenas atitudes na rotina, como: fechar bem a torneira, usar a vassoura para limpar as calçadas, diminuir o tempo no banho e lavar o carro com um balde.
VALORIZE OS SERVIÇOS DE ESGOTO
Quando o contrato de concessão da BRK Ambiental teve início, Sumaré contava com 95% de esgoto coletado e volume de tratamento de apenas 14%. Com os investimentos realizados, esse número mais que dobrou e hoje cerca de 30% do esgoto gerado na cidade já recebe tratamento. Uma conquista que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças.
Para a universalização do tratamento de esgoto estão previstas as construções de duas estações de tratamento de grande porte. Atualmente, a empresa se prepara para o início da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto, que será responsável por tratar o esgoto da bacia de mesmo nome, formada pelas regiões do Matão e Área Cura. Com investimento previsto de R$ 60 milhões, a nova estação vai permitir elevar o índice de tratamento de esgoto do município dos atuais 30% para 65%. As obras de terraplenagem já estão concluídas. A segunda estação a ser construída é a ETE Quilombo.