Nesta segunda-feira (26), a BRK assinou - em conjunto com o Governo do Estado e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) - um aditivo que prioriza as obras voltadas para a produção e distribuição de água nas 13 cidades atendidas pela concessionária na Região Metropolitana de Maceió. O objetivo é melhorar ainda mais a condição do abastecimento da população, priorizando as iniciativas que aumentam a oferta hídrica.
De acordo com o presidente da BRK em Alagoas, Herbert Dantas, o termo redistribui o volume de investimentos previstos pela concessionária. “No próximo triênio, as obras vão priorizar o abastecimento de água da população, mas sem perder de vista as metas de esgotamento sanitário”, explicou.
As obras serão feitas gradualmente, das regiões mais críticas às menos críticas, e o município de Rio Largo será o primeiro contemplado: em março, uma nova adutora começará a ser construída no local. A iniciativa vai aumentar a quantidade de água direcionada para a região e é a primeira etapa do plano de abastecimento da cidade – que contará com uma nova e moderna Estação de Tratamento de Água (ETA).
Entre as 13 cidades contempladas com o aditivo estão todas as áreas onde a concessão é compartilhada com a Casal, que é responsável pela produção de água em: Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Satuba e Santa Luzia do Norte; e os três municípios onde a concessão é plena, que são Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio e Atalaia.
Ao todo, o contrato da BRK prevê investimentos na ordem de R$ 2,6 bilhões, e beneficia uma população superior a 1,5 milhão de pessoas.
Texto: Lisa Gabriela