Resultados no sistema de tratamento e distribuição de água, uma nova forma de relacionamento com os clientes e metas definidas de avanço contínuo para o saneamento de Caçador são destaques dos primeiros anos de concessão.
Neste dia 8 de abril a BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Caçador, completa seus primeiros 3 anos de atuação na cidade. Uma parceria com o município que vai além do básico e traz para a cidade investimentos concretos no saneamento e uma nova forma de tratar os clientes.
Deste o início da operação, os esforços foram intensos para reestruturar a infraestrutura existente em Caçador. Entre outras coisas estavam, a falta de equipamentos de automação no sistema de distribuição de água, nenhuma informação sobre a estrutura do macrossistema de abastecimento, uma rede de tubulações debilitada, frágil e propensa à vazamentos e uma estrutura de esgotamento sanitária limitada e deficitária.
Seguindo um robusto planejamento de melhorias contínuas, a BRK atuou focada em eliminar de maneira rápida e definitiva os históricos problemas de abastecimento de água. Essa foi ação no início dos trabalhos da concessionária na cidade, pois durante anos os problemas de abastecimento incomodaram grande parte dos moradores de Caçador.
A concessionária também deu andamento a uma série de iniciativas para a melhoria do abastecimento, com a ampliação e modernização das estações de Captação de Água Bruta, localizada no leito do Rio do Peixe e da Estação de Tratamento de Água Potável, que fica no bairro Santa Catarina, complementadas pela recuperação dos serviços de manutenção, a instalação de novas elevatórias e a reestruturação das existentes.
Filtros Novos (5, 6 e 7), investimento realizado em outubro de 2019 e responsável por garantir a capacidade de produção de água potável durante o período de recuperação das estruturas que estavam degradadas.
Já em abril de 2020, quando completava seu 1º ano de atuação, a empresa implantou uma nova adutora de 1.500 metros e 300 milímetros de diâmetro nos bairros Gioppo e Belo, dando fim ao histórico problema de abastecimento da área leste da cidade, que engloba os bairros do Martello, São Cristóvão, Rancho Fundo, Bom Sucesso, Alto Bonito e Aeroporto - beneficiando mais de 10.000 clientes de Caçador que sofriam com intermitência na distribuição de água tratada.
No ano de 2021, foi iniciado o programa de instalação de VRPs (válvulas de controle de pressão), a setorização da distribuição de água para os bairros e o combate às fraudes. Ações que visam garantir que toda a água retirada do Rio do Peixe seja corretamente tratada e levada às casas dos moradores, com a máxima eficiência e o menor desperdício (contribuindo ainda com a menor exploração do manancial).
Além de todas as ações de recuperação e estruturação do sistema de água, a BRK vem atuando de maneira firme no novo sistema de Esgotamento Sanitário da cidade. Além das definições de rota tecnológica e do local para construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Rio do Peixe), já são perceptíveis os grandes avanços na Recuperação/Estruturação da ETE-Ulisses Guimarães, no bairro Martello, e as melhorias na recuperação do sistema isolado existente no bairro Nossa Senhora Salete.
Exemplo de ETE da BRK em funcionamento (Estação de Tratamento de Esgoto da BRK Regional Sul, em Uruguaiana-RS).
Ao longo desses quase 3 anos, cerca de R$ 21 milhões foram investidos no saneamento de Caçador, entre as diversas ações e estruturações. No entanto, a concessionária não parou por ai e também promoveu o curso de Excelência do Relacionamento com os clientes, treinando e capacitando seus funcionários para atender melhor todos os dias em seu programa de atendimento consultivo; o Olá!BRK, responsável por promover a análise de dados estatísticos para entender as principais demandas do cliente e promover um atendimento mais humano e empátic; além de medir resultados por meio de sua Pesquisa de Satisfação (realizada em cada serviço realizado). Tudo isso, para que a BRK seja reconhecida pela qualidade dos serviços prestados e também por tratar cada morador de Caçador da melhor maneira, verdadeiramente como um cliente.
“Nesses primeiros anos de atuação no município realizamos muitos avanços e antecipamos vários investimentos, levando mais água e em melhor qualidade para a população caçadorense e trabalhando na recuperação dos sistemas isolados de esgotamento sanitário e nos preparativos para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto e universalização do esgotamento da cidade. Temos certeza de que esse é só o começo de uma história de transformação em Caçador e que os próximos anos reservam muitos desafios e ainda mais conquistas”, comenta Guilherme Pimentel, Responsável pela Operação da Concessionária em Caçador.
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento em horário comercial está disponível pelo e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br), Facebook e também pelo WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001.