BRK conclui obra de desassoreamento da represa do Horto I, em Sumaré

BRK conclui obra de desassoreamento da represa do Horto I, em Sumaré

27 de julho de 2022

27 de Julho de 2022

Ação é importante para melhorar a qualidade do manancial e aumentar a capacidade de armazenamento de água bruta do município

Com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenamento de água da represa do Horto I, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, concluiu uma obra de desassoreamento no local. 

A represa é um dos mananciais responsáveis por enviar água bruta para a ETA I - Estação de Tratamento de Água, localizada na Vila Menuzzo e que abastece 30% da cidade.

A obra, que teve início em outubro de 2021, envolveu quatro etapas: dragagem, desaguamento, transporte e destinação. Elas foram executadas simultaneamente e, no total, foram feitos seis ciclos considerando tais etapas. 

A dragagem consiste em retirar os resíduos da represa e colocar em “piscinas” que são chamadas de células. Nelas, é feito o desaguamento do resíduo com o auxílio de polímeros que facilitam o processo para separar a água do material sólido retirado da represa. Após o desaguamento, é feito o transporte e a destinação desses resíduos para um aterro sanitário controlado.

O desassoreamento tem como principal objetivo melhorar a qualidade da água da represa, além de garantir um aumento da capacidade de armazenamento de água bruta, proporcionando mais segurança hídrica para o município em períodos de estiagem.

Durante a intervenção foi feita a remoção de lixos e detritos grosseiros da represa, o que contribui para a redução de entupimentos e manutenções no sistema de captação. 

“Além disso, com a obra foi possível aumentar em 158% a capacidade de armazenamento de água bruta da cidade”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK. 

Com a conclusão da obra, 80 mil moradores foram beneficiados.