BRK destaca importância dos profissionais de Química para a qualidade dos serviços de saneamento em Rio Claro

BRK destaca importância dos profissionais de Química para a qualidade dos serviços de saneamento em Rio Claro

Notícias Jun 18, 2025

Neste 18 de junho, quarta-feira, é comemorado o Dia do Químico, uma data que destaca o papel fundamental desses profissionais na garantia da qualidade de diversos produtos e serviços essenciais à sociedade. Em Rio Claro, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário no município, valoriza a atuação estratégica dos profissionais da Química na eficiência e segurança das operações de coleta, afastamento e tratamento de esgoto.

Os químicos da BRK são responsáveis por atividades essenciais no controle de qualidade do efluente que é devolvido ao meio ambiente após o tratamento. Por meio de análises laboratoriais, ensaios e um rigoroso monitoramento em todas as etapas do processo, esses profissionais garantem o cumprimento das normas ambientais e contribuem diretamente para a preservação dos recursos hídricos.

A operação das estações de tratamento de esgoto depende de análises constantes, que asseguram que o efluente tratado atenda aos padrões exigidos pelos órgãos reguladores antes de retornar aos rios e córregos. Em Rio Claro, diversos colaboradores com formação em Química atuam de forma integrada com as equipes operacionais, garantindo a eficiência e segurança dos processos.

“Ser químico na área de saneamento vai muito além do laboratório. É entender que cada análise que fazemos impacta diretamente a saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente. Saber que nosso trabalho contribui para devolver um efluente tratado de alta qualidade à natureza é o que nos motiva todos os dias”, afirma André Luiz Moreira, profissional com formação em Química que atua na operação de esgoto da BRK em Rio Claro.

Atualmente, cerca de 47,8 milhões de litros de esgoto são recebidos diariamente nas oito estações de tratamento da cidade. Esse volume é tratado com responsabilidade e devolvido à natureza dentro dos parâmetros legais, promovendo saúde pública, proteção ambiental e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município.
O acompanhamento contínuo da qualidade do efluente tratado tem reflexos diretos na saúde da população, na conservação do meio ambiente e no crescimento socioeconômico da cidade.

Dia do Químico – 18 de Junho

A escolha do dia 18 de junho para celebrar o Dia Nacional do Químico remonta ao ano de 1956, quando foi sancionada a Lei nº 2800/56, também conhecida como “Lei Mater dos Químicos”. Essa legislação regulamentou o exercício da profissão e criou os Conselhos Federal e Regionais de Química (CFQ/CRQs), que até hoje são responsáveis pela fiscalização e valorização da atuação dos profissionais da área em todo o Brasil.