BRK distribui Relatório Anual de Qualidade da Água em Uruguaiana

BRK distribui Relatório Anual de Qualidade da Água em Uruguaiana

Notícias Mar 15, 2023

15 de março de 2023 

 
Informativo começou a ser entregue junto com as faturas do mês de março e reúne dados da água distribuída ao longo de 2022

Este mês, a BRK, Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Uruguaiana, começou a entregar junto com as faturas mensais, o Relatório Anual de Qualidade da Água. Os imóveis da cidade que têm ligação de água receberão o relatório com informações sobre a qualidade desse recurso tratado e distribuído à população ao longo de 2022. 

O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 04 de maio de 2005, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água. A publicação também atende a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que estabelece direitos básicos de proteção ao consumidor. 

O informativo tem como principal objetivo detalhar à população dados relativos à potabilidade da água distribuída durante todo o ano anterior. “É muito importante que o nosso Cliente conheça todo o controle realizado pela Concessionária no tratamento da água que chega na casa dele, o relatório de qualidade é a comprovação do compromisso que temos com o saneamento em Uruguaiana”, destaca Icaro Dugaich, gerente operacional da BRK. 

O informativo descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação no Rio Uruguai até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade que garantem a eficiência do processo de tratamento e distribuição da água. Dessa forma, com o relatório em mãos, os moradores da cidade podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem e consomem em seus imóveis. “O relatório também torna as informações acessíveis sobre as etapas do tratamento da água, produto essencial para a saúde e qualidade de vida dos uruguaianenses”, afirma Icaro. 

A água tratada e distribuída em Uruguaiana atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pelo anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pela portaria GM/MS nº 888/2021. A BRK controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação no manancial, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição. 

“Em média, são realizadas mais de 5 mil análises por mês da água produzida. Nosso trabalho traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos uruguaianenses”, complementa o gerente da Concessionária.

A BRK também conta com um serviço gratuito de verificação de qualidade da água, em que desloca uma equipe treinada até o local solicitado com seu Laboratório Móvel e realiza a análise buscando monitorar e garantir a qualidade do recurso que está sendo distribuído aos Clientes. Os resultados saem na hora e a solicitação do serviço pode ser feita pelo 0800 771 0001.

As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água em Uruguaiana e nos distritos São Marcos e Barragem Sanchurí também estão disponíveis pelo link: https://www.brkambiental.com.br/uruguaiana/relatorios-de-qualidade ou no QR Code abaixo.

qrcode qualidade
 
Contato com a BRK 
Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento: o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhastApp (11) 9 9988-0001. O atendimento presencial na loja da BRK é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Além disso, os Clientes também podem entrar em contato com a concessionária pelo e-mail sacuruguaiana@brkambiental.com.br.