15 de março de 2023
Informativo começou a ser entregue junto com as faturas do mês de março e reúne dados da água distribuída ao longo de 2022
Este mês, a BRK, Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Uruguaiana, começou a entregar junto com as faturas mensais, o Relatório Anual de Qualidade da Água. Os imóveis da cidade que têm ligação de água receberão o relatório com informações sobre a qualidade desse recurso tratado e distribuído à população ao longo de 2022.
O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 04 de maio de 2005, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água. A publicação também atende a Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que estabelece direitos básicos de proteção ao consumidor.
O informativo tem como principal objetivo detalhar à população dados relativos à potabilidade da água distribuída durante todo o ano anterior. “É muito importante que o nosso Cliente conheça todo o controle realizado pela Concessionária no tratamento da água que chega na casa dele, o relatório de qualidade é a comprovação do compromisso que temos com o saneamento em Uruguaiana”, destaca Icaro Dugaich, gerente operacional da BRK.
O informativo descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação no Rio Uruguai até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade que garantem a eficiência do processo de tratamento e distribuição da água. Dessa forma, com o relatório em mãos, os moradores da cidade podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem e consomem em seus imóveis. “O relatório também torna as informações acessíveis sobre as etapas do tratamento da água, produto essencial para a saúde e qualidade de vida dos uruguaianenses”, afirma Icaro.
A água tratada e distribuída em Uruguaiana atende ao rigoroso padrão de potabilidade estabelecido pelo anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pela portaria GM/MS nº 888/2021. A BRK controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação no manancial, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição.
“Em média, são realizadas mais de 5 mil análises por mês da água produzida. Nosso trabalho traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos uruguaianenses”, complementa o gerente da Concessionária.
A BRK também conta com um serviço gratuito de verificação de qualidade da água, em que desloca uma equipe treinada até o local solicitado com seu Laboratório Móvel e realiza a análise buscando monitorar e garantir a qualidade do recurso que está sendo distribuído aos Clientes. Os resultados saem na hora e a solicitação do serviço pode ser feita pelo 0800 771 0001.
As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água em Uruguaiana e nos distritos São Marcos e Barragem Sanchurí também estão disponíveis pelo link: https://www.brkambiental.com.br/uruguaiana/relatorios-de-qualidade ou no QR Code abaixo.
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento: o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhastApp (11) 9 9988-0001. O atendimento presencial na loja da BRK é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Além disso, os Clientes também podem entrar em contato com a concessionária pelo e-mail sacuruguaiana@brkambiental.com.br.