A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Uruguaiana, evitou o despejo de 4,7 bilhões de litros de esgoto sem tratamento no Rio Uruguai e córregos do município em 2024. A universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto é o que impede que efluentes sem o devido tratamento sejam descartados no rio da cidade.
Para coletar e destinar todo o esgoto gerado nos imóveis (pelas pias, ralos e vasos sanitários) até as devidas tubulações, Uruguaiana possui 275 quilômetros de redes de esgoto em operação. Desde o início do contrato da BRK com o município, os principais investimentos foram na modernização, ampliação e melhoria contínua da prestação dos serviços ao cliente em Uruguaiana.
No ano de 2024 foram recebidos em média 13 milhões de litros in natura na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Uruguaiana, tratados e devolvidos adequadamente ao Rio Uruguai. Em 2011, a cidade tratava cerca de 9% de seu esgoto. A concessionária conquistou um importante avanço neste serviço com o início da operação da ETE Uruguaiana e alcançando a universalização do tratamento de esgoto. O trabalho desenvolvido em 2024 evitou que o equivalente a mais de 587 mil caminhões limpa fossa de esgoto fosse despejado no Rio Uruguai.
“A universalização do tratamento de esgoto em Uruguaiana é uma conquista muito importante, ela impacta diretamente o cotidiano da população, pois os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenção da contaminação e transmissão de doenças, além dos resultados positivos que traz para o meio ambiente”, destaca Icaro Dugaich, gerente de operações da BRK em Uruguaiana.
Com um índice de remoção de carga poluidora de mais de 91% em 2024, a BRK tem contribuído diretamente para a despoluição dos corpos hídricos da região, além de promover melhorias significativas na saúde pública, na biodiversidade e na sustentabilidade local.
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001. O funcionamento na loja de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua Flores da Cunha, 1516. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail atendimento.sac@brkambiental.com.br.