BRK executa a limpeza preventiva de ligações de esgoto em Sumaré

BRK executa a limpeza preventiva de ligações de esgoto em Sumaré

Notícias Feb 14, 2022

14 de Fevereiro de 2022

Trabalho é complementar a lavagem das redes e é importante para garantir o bom funcionamento de todo o sistema de esgotamento sanitário da cidade

A ligação de rede de esgoto é responsável por conectar as tubulações de pias, tanques, vasos sanitários e ralos internos à rede pública de esgoto instalada pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré. Assim, o esgoto não corre a céu aberto e pode ter o destino correto: as Estações de Tratamento de Esgoto.

Com o objetivo de garantir o bom funcionamento das redes coletoras, a concessionária realiza, além da lavagem preventiva das tubulações, a limpeza das ligações de esgoto dos imóveis da cidade. Em janeiro, foram 103 ligações limpas e o objetivo da concessionária é realizar a limpeza de 100 ligações por mês até o final deste ano. Ao longo de 2021, 1.166 ligações foram limpas preventivamente.

Esse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes de esgoto na cidade, já que durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados e removidos materiais como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), que ocasionam a obstrução da ligação e também das redes coletoras. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

“Por meio das limpezas preventivas é possível identificar e antecipar possíveis problemas nas ligações e também nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves como entupimento, vazamentos e retorno de esgoto”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK. 

Precisa fazer a ligação de esgoto na sua casa?
Para fazer a ligação de esgoto, o proprietário do imóvel deve entrar em contato com a BRK que irá direcionar uma equipe para fazer uma vistoria no local e esclarecer as dúvidas do cliente.

A solicitação pode ser feita pelo titular por meio dos canais de atendimento da concessionária, pelo WhatsApp (11) 99988-0001 ou presencialmente em uma das lojas de atendimento.
Para o pedido, o cliente deverá fornecer alguns documentos, são eles: 

- Comprovante de pagamento do IPTU, cujo documento informe o endereço;
- RG e CPF do usuário;

- Escritura da propriedade ou contrato do aluguel, com firmas reconhecidas;

- Autorização do proprietário, com firmas reconhecidas, caso ele não seja o solicitante.