BRK fica entre os cinco melhores projetos em prêmio nacional de Sustentabilidade

BRK fica entre os cinco melhores projetos em prêmio nacional de Sustentabilidade

Notícias Dec 06, 2021

06 de Dezembro de 2021

Concessionária concorreu na quarta edição do prêmio da ABCON/SINDCON na categoria Proteção e Restauração de Ecossistemas com o projeto “Redução de Perdas de Água no município de Sumaré”
 
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, ficou entre os cinco melhores projetos no 4º Prêmio Sustentabilidade, promovido pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto e pelo Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON/SINDICON).
 
A concessionária concorreu na categoria Proteção e Restauração de Ecossistemas, com o projeto “Redução de Perdas de Água no município de Sumaré”. Os vencedores foram anunciados na última segunda-feira, dia 29 de novembro, em uma transmissão ao vivo no canal do YouTube da ABCON/SINDICON.

Arthur Vieira da Silva, responsável pela equipe de Perdas na cidade, acompanhou a transmissão e conta a importância desse reconhecimento para o saneamento e para o município. “Em um ano em que vivemos uma grave crise hídrica em todo o país, é de extrema importância que ações que contribuem para a redução das perdas sejam valorizadas, reconhecidas e disseminadas”, comenta. 

A 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade teve como tema “Juntos por um futuro mais sustentável” e reuniu 87 candidatos no perfil “Empresa Privada” e outros sete no perfil “Jovem Inovador”.

Para o gerente de operações da BRK em Sumaré, Rodrigo Zangirolami, “a gestão inteligente dos recursos naturais é essencial para a sustentabilidade e para a evolução e competitividade das organizações. O trabalho de redução de perdas é algo fundamental para a sustentabilidade local, ainda mais em período de crise hídrica. Toda a água que hoje é preservada fará a diferença em períodos mais secos do ano”.

Para mais informações sobre os projetos finalistas no 4º Prêmio de Sustentabilidade, acesse: https://premio.abconsindcon.com.br/


Redução de Perdas em Sumaré
De acordo com dados do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em março deste ano, o país perde 39% da água potável produzida, o que significa que para cada 100 litros de água produzida no Brasil, 39 litros não chegam formalmente a nenhum imóvel. Sumaré encerrou 2020 com um índice de 36,5% em perdas de água, o menor registrado desde o início da concessão. Anteriormente, em 2015, esse índice era de 60%. Na prática, foram preservados mais de 6,2 bilhões de litros d’água, o suficiente para abastecer 86 mil pessoas por um ano ou um milhão de pessoas por um mês.

Essa redução é resultado do trabalho contínuo que a concessionária realiza no município. Entre as principais ações executadas em 2020 estão a localização de 901 vazamentos não visíveis, a substituição de 885 ligações de água, a substituição de 3,9 quilômetros de redes, o hasteamento em 2.148 quilômetros lineares de redes – que equivale à uma varredura completa do munícipio 2,6 vezes ao ano –, a instalação de 11 macromedidores, 23 descargas preventivas hidrometradas e 4 hidrantes hidrometrados, além da criação de quatro novos setores de macromedição e a instalação de duas novas válvulas reguladoras de pressão.

“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Sumaré e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade”, complementa o gerente.