02 de junho de 2021
A BRK Ambiental, concessionária responsável pelas operações de água e esgotamento sanitário em Caçador, informa que, logo após o reestabelecimento da energia elétrica na noite desta terça-feira (01/06), foram iniciadas as operações de regularização das operações e desmobilização da estrutura emergencial implementada para manter o abastecimento de água da cidade nos últimos quatro dias.
Para enfrentar as mais de 90 horas de blackout que atingiu toda a cidade, a concessionaria manteve a prestação dos serviços aos clientes com apoio de nove geradores elétricos, quatro caminhões pipa, suporte estratégico de combustível e a mobilização das equipes técnicas necessárias, que trabalhou quase que de forma ininterrupta.
A partir da manhã desta quarta-feira (02/06) foram iniciados os procedimentos para retomada do funcionamento de todo o sistema de captação, produção e distribuição de água de forma regular. Com a retomada da energia elétrica de forma regular, foram iniciadas as ações de desconexão dos geradores externos e ajustes necessários aos equipamentos de bombeamento.
“Este é um momento de extremo cuidado para que a transição dos sistemas de energia elétrica não tenha riscos de danificar algum equipamento, o que poderia prejudicar os bombeamentos, no momento em que eles estão sendo mais exigidos. Todas as ações serão realizadas com a máxima segurança para as pessoas envolvidas”, comenta Cleber Renato, Diretor da BRK Ambiental em Caçador.
Diante da situação enfrentada, a concessionária manteve o compromisso de garantir a distribuição de água tratada para mais de 90% da cidade e abasteceu o restante por meio de caminhões-pipa –para que a situação enfrentada pelos clientes, com a falta de energia, não fosse agravada com um desabastecimento de água tratada.
“Estes últimos dias deixaram uma grande demanda reprimida em nossas casas, seja com limpeza geral, roupas para lavar, cozinha, banheiro etc. Tudo isso, além de terem sido consumidos os volumes que normalmente existem nos reservatórios residenciais e de prédios. Isso gera uma forte exigência de volume neste processo de retomada, o que já podemos observar em nossa telemetria do Centro de Controle Operacional (CCO)”, enfatiza Cleber Renato.
Neste momento, em que a normalização da operação está iniciando e que o consumo de água aumentou (devido a retomada das atividades cotidianas dos clientes), é fundamental que a população evite qualquer tipo de desperdício e pratique o consumo consciente de água.
Devido a esse cenário, reflexos poderão ser percebidos ainda até o final de semana em alguns pontos da cidade, em especial nas áreas mais altas dos bairros Santa Clara, Municípios, Sorgatto, Figueroa e São Cristóvão, onde os clientes poderão perceber reflexos de oscilações no abastecimento durante essa quarta-feira, dia 2. Além disso, devido a uma manutenção de adutora na rua Nereu Ramos, o bairro Paraiso pode sofrer intermitência pelas próximas 12 horas.
Contato com a BRK Ambiental
Em qualquer caso de dificuldades com o abastecimento enfrentada pelos clientes, a BRK Ambiental mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas e operando normalmente. O atendimento também já pode ser realizado no WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001 ou no e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br) e também no Facebook.