BRK na Escola leva conhecimento sobre saneamento a alunos da EMEF Ivone Palumbo, em Santa Gertrudes

BRK na Escola leva conhecimento sobre saneamento a alunos da EMEF Ivone Palumbo, em Santa Gertrudes

Notícias Sep 01, 2023

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, iniciou na quinta-feira, dia 31, o  programa “BRK na Escola” na rede municipal de ensino da cidade. O objetivo é que os estudantes entendam o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, por meio de uma palestra expositiva e de ensaios laboratoriais que simulam as etapas do tratamento de água bruta.

O lançamento do programa ocorreu na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Ivone Aparecida Gomes Palumbo”, localizada no Jardim Paulista. Ao todo, 51 alunos participaram das atividades em dois períodos – manhã e tarde.

Por meio de uma apresentação que contou com fotos, vídeos e uma demonstração prática, simulando o tratamento realizado com a água bruta para que ela se torne potável, os estudantes do quarto ano da escola foram inseridos em assuntos relevantes para a preservação do meio ambiente. Entre eles, o consumo consciente da água tratada e o uso correto das redes de esgoto.

“É muito significativo. Foi uma aula prática em que eles observaram como é o tratamento de água. É de muita valia para eles, para aplicarem no dia a dia com os pais e a família”, afirmou a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Roseli Aparecida Denardi Marques, destacando que a visita dos funcionários da BRK finalizou o Gota d’Água’, um trabalho de conscientização ambiental realizado durante o ano que envolveu toda a escola‘”.

Até o final do ano, o “BRK na Escola” será realizado em mais quatro unidades de ensino do município. No mês de setembro, a ação está prevista para acontecer na EMEF “Cecy Apparecida Rocha de Aguiar” e na EMEIF “Prefeito Antonio Filier”. Em outubro, será a vez dos alunos da EMEF “Joaquim Raphael da Rocha” e, em novembro, dos estudantes da EMEF “Professora Nilva de Lourdes Rocha Oliveira”. A expectativa é que ao todo, aproximadamente 305 crianças e adolescentes participem das atividades do programa.

“Levar conhecimento aos estudantes sobre os processos de tratamento da água que abastece suas casas e do esgoto gerado faz todo o sentido para a BRK. Entendemos que as crianças e adolescentes são agentes capazes de mudar as atitudes de uma sociedade por meio de ações conscientes que tendem a refletir no bem do planeta e de todos”, frisa Thaís Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK.

Em Santa Gertrudes, a BRK produz mensalmente 154 milhões de litros de água, que abastecem os 12 reservatórios distribuídos por pontos estratégicos da cidade. Além disso, a coleta e o tratamento do esgoto também estão presentes em 100% da área urbana, tratando e devolvendo à natureza em condições adequadas cerca de 3 milhões de litros de efluentes por dia.