10 de outubro de 2023
O Dia do Agente Comunitário de Saúde é celebrado em diferentes datas em várias partes do Brasil, já que cada município pode escolher sua própria data para homenagear esses profissionais. No entanto, uma das datas mais comuns para essa comemoração é no dia 4 de outubro, que é o Dia de São Francisco de Assis, conhecido por seu compromisso com a saúde e o cuidado com os mais necessitados. Como forma de celebrar e homenagear a profissão, o Programa Cidade Saneada, parceria da BRK com a Compesa, promoveu uma semana repleta de ações e dinâmicas sobre bem-estar e a importância do saneamento básico nos bairros de Campo Grande, Jardim Brasil, Maranguape e Pina, contando com a participação de mais de 70 agentes comunitários de saúde.
“Acredito que o trabalho das equipes do Programa Cidade Saneada é muito eficiente e esse encontro agregou muito para conhecermos, com detalhes, os serviços realizados. Quando entramos em contato solicitando algum serviço, somos prontamente atendidos.”, fala Edna de Lima, agente de saúde do Recife.
O agente de saúde é uma peça-chave para o trabalho da Compesa e da BRK. São profissionais fortemente conectados às suas comunidades que, pela natureza dos serviços prestados, ‘abrem’ o diálogo sobre saúde ambiental e qualidade de vida com as pessoas do seu entorno. “Nos encontros, a área de Responsabilidade Socioambiental da BRK compartilhou materiais informativos sobre o ciclo do saneamento, sobre questões relacionadas à saúde, o sistema de esgotamento sanitário e seus benefícios, além dos cuidados necessários para o correto uso das redes coletoras de esgoto”, afirma Karine Mourato, coordenadora da área Social da BRK em Pernambuco.
É por meio da educação e conscientização, da identificação de problemas relacionados ao saneamento, da disseminação de boas práticas de higiene, da escuta ativa, do acolhimento e apoio à população, que os agentes comunitários de saúde atuam na promoção da cultura do saneamento.
Programa Cidade Saneada em Pernambuco
Em 2023, o Programa Cidade Saneada chegou aos 10 anos de atuação, já tendo investido mais de R$ 2,6 bi e registrando a taxa de cobertura de 42,8% na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana. O objetivo principal do projeto é garantir o índice de cobertura de 90% até 2037, beneficiando cerca de seis milhões de pessoas na área atendida. Esta iniciativa do Governo de Pernambuco é uma das maiores PPPs da área de saneamento do Brasil. Até o momento, já foram implantados 11 novos sistemas de esgotamento sanitário nas cidades de São Lourenço da Mata, Recife, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Goiana, Moreno e Jaboatão dos Guararapes.