BRK promoveu ações em alusão ao Dia do Meio Ambiente

BRK promoveu ações em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Notícias Jul 01, 2024

01 de julho de 2024

WhatsApp Image 2024-06-05 at 11.48.41
 

Preservar o meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência da humanidade e suas futuras gerações. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo ano, desde 1972, no dia 5 de junho. O objetivo é trazer a atenção dos governantes e da sociedade para a importância de se pensar em medidas globais sobre o tema.

Para celebrar a data, as equipes de Responsabilidade Socioambiental da BRK, que é parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada, realizaram diversas ações de sensibilização sobre o meio ambiente e o saneamento durante o mês de junho. Ao todo, mais de 770 pessoas participaram das 13 iniciativas promovidas, como palestras, abordagens e dinâmicas educativas em escolas, comunidades e empresas nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, São Lourenço da Mata e Goiana. “A prestação dos serviços de esgotamento sanitário está diretamente ligada à proteção do meio ambiente. Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto, estamos protegendo a natureza e devolvendo vida em forma de efluente tratado”, comenta a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karine Mourato.

Também é fundamental a contribuição da população na preservação e uso sustentável do meio ambiente. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas de plásticos acabem anualmente em lagos, rios e mares. Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com a preservação dos recursos hídricos e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico. “Fazer a coleta seletiva, jogar lixo nos locais devidos e utilizar a rede de esgoto da maneira correta são ações que cada um de nós podemos fazer e, com isso, vamos contribuir com a preservação do meio ambiente”, afirma Karine.

O Programa Cidade Saneada

Em 2024, o Programa Cidade Saneada chega aos 11 anos de atuação, já tendo investido mais de R$ 2,6 bi e registrando a taxa de cobertura de 43,13% na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana. O objetivo principal do projeto é garantir o índice de cobertura de 90% até 2037, beneficiando cerca de seis milhões de pessoas na área atendida. Esta iniciativa do Governo de Pernambuco é uma das maiores PPPs da área de saneamento do Brasil. Até o momento, já foram implantados 11 novos sistemas de esgotamento sanitário nas cidades de São Lourenço da Mata, Recife, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Goiana, Moreno e Jaboatão dos Guararapes.