01 de julho de 2024
Preservar o meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência da humanidade e suas futuras gerações. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo ano, desde 1972, no dia 5 de junho. O objetivo é trazer a atenção dos governantes e da sociedade para a importância de se pensar em medidas globais sobre o tema.
Para celebrar a data, as equipes de Responsabilidade Socioambiental da BRK, que é parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada, realizaram diversas ações de sensibilização sobre o meio ambiente e o saneamento durante o mês de junho. Ao todo, mais de 770 pessoas participaram das 13 iniciativas promovidas, como palestras, abordagens e dinâmicas educativas em escolas, comunidades e empresas nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, São Lourenço da Mata e Goiana. “A prestação dos serviços de esgotamento sanitário está diretamente ligada à proteção do meio ambiente. Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto, estamos protegendo a natureza e devolvendo vida em forma de efluente tratado”, comenta a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Karine Mourato.
Também é fundamental a contribuição da população na preservação e uso sustentável do meio ambiente. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas de plásticos acabem anualmente em lagos, rios e mares. Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com a preservação dos recursos hídricos e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico. “Fazer a coleta seletiva, jogar lixo nos locais devidos e utilizar a rede de esgoto da maneira correta são ações que cada um de nós podemos fazer e, com isso, vamos contribuir com a preservação do meio ambiente”, afirma Karine.
O Programa Cidade Saneada
Em 2024, o Programa Cidade Saneada chega aos 11 anos de atuação, já tendo investido mais de R$ 2,6 bi e registrando a taxa de cobertura de 43,13% na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana. O objetivo principal do projeto é garantir o índice de cobertura de 90% até 2037, beneficiando cerca de seis milhões de pessoas na área atendida. Esta iniciativa do Governo de Pernambuco é uma das maiores PPPs da área de saneamento do Brasil. Até o momento, já foram implantados 11 novos sistemas de esgotamento sanitário nas cidades de São Lourenço da Mata, Recife, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Goiana, Moreno e Jaboatão dos Guararapes.