BRK realiza limpeza preventiva de 135 quilômetros de redes de esgoto no 1º semestre, em Mauá

BRK realiza limpeza preventiva de 135 quilômetros de redes de esgoto no 1º semestre, em Mauá

15 de julho de 2022

Volume é 35% superior ao registrado no mesmo período de 2021; concessionária também fez a substituição e modernização das tubulações de três bairros

 

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, realizou no primeiro semestre de 2022, a limpeza preventiva de 135 quilômetros de redes de esgoto. O volume é 35% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 100 quilômetros de tubulações foram limpos preventivamente.

 

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade e auxilia na identificação e antecipação de possíveis problemas, evitando ocorrências operacionais mais graves. Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados materiais como: sobras de construção civil, pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos, entre outros.

 

Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura. O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado à reciclagem.

 

Em Mauá, a BRK, em parceria com as Secretarias de Educação e do Verde e Meio Ambiente, e com a empresa Líríum Reciclagem Ambiental, realiza o Programa Olho Vivo “Água e óleo não se misturam”. A iniciativa prevê a destinação adequada do óleo de cozinha usado em pontos de coleta instalados nas escolas municipais e conveniadas, e todo o resíduo arrecadado é encaminhado para empresas que fabricam biodiesel.

 

A listagem completa de locais de coleta do óleo usado está disponível no site: https://www.brkambiental.com.br/maua/coleta-de-oleo.

 

Os entupimentos das redes e ligações de esgoto, além de causarem prejuízos como transbordamento em vias públicas e riscos ao meio ambiente, também podem contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema é fundamental.

 

Substituição e modernização de redes

 

Somado à limpeza preventiva das redes, a concessionária também realizou no primeiro semestre, obras para substituição e modernização das tubulações de esgoto da cidade. As intervenções ocorreram nos bairros Parque São Vicente, Jardim Paranavaí e Jardim Zaíra.

 

No período foram substituídos mais de 760 metros de redes e tubulações com o objetivo de ampliar os serviços para cerca de 2557 famílias, que passaram a ter o suporte diário de uma rede de esgoto, responsável por coletar e afastar os efluentes gerados nas suas residências e transportar este material para o efetivo tratamento.

 

Atualmente, a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá trata mais de 55 milhões de litros de esgoto por dia e a cidade já conta com um dos melhores índices na prestação de serviços de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicadores de 93% de coleta e 87% de tratamento.

 

Ao longo do segundo semestre, a BRK prevê a substituição de mais 118 metros de redes, garantindo a regularidade do serviço de esgotamento sanitário.

 

A empresa incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto das redes de esgoto, e também disponibiliza palestras educativas sobre esse tema e visitas virtuais e presenciais à ETE. Interessados podem solicitar o agendamento à equipe de Sustentabilidade pelo e-mail: sustentabresp@brkambiental.com.br.