26 de Julho de 2022
Concessionária também fez a substituição e modernização das tubulações dos bairros Jardim Denadai, Jardim Fantinatti, Vila Rebouças, Jardim Viel e Parque Florença.
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, realizou no primeiro semestre de 2022, a limpeza preventiva de 176 quilômetros de redes de esgoto.
A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de tubulações na cidade e auxilia na identificação e antecipação de possíveis problemas, evitando ocorrências operacionais mais graves. Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados materiais como: sobras de construção civil, pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos entre outros.
Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura. O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado à reciclagem.
Mesmo com uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes, só neste ano, a concessionária realizou 1.234 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos de redes, uma média de 205 casos por mês.
Os entupimentos das redes e ligações de esgoto, além de causarem prejuízos como transbordamento em vias públicas e riscos ao meio ambiente, também podem contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema é fundamental.
Substituição e modernização de redes
Somado à limpeza preventiva das redes, a concessionária também realizou no primeiro semestre, obras para substituição e modernização das tubulações de esgoto da cidade. As intervenções ocorreram nos bairros Jardim Denadai, Jardim Fantinatti, Vila Rebouças, Jardim Viel e Parque Florença, com o objetivo de ampliar os serviços e manter a modernização contínua das redes coletoras por meio de trocas e extensões.
Atualmente, Sumaré conta com uma estrutura de 678 quilômetros de redes de esgoto, responsáveis pela coleta de 100% do esgoto gerado no município, e cerca de 30% do esgoto gerado na cidade já recebe tratamento.
A BRK incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto das redes de esgoto, e também disponibiliza palestras educativas gratuitas sobre esse tema. Interessados podem solicitar o agendamento à equipe de Sustentabilidade pelo e-mail: sustentabresp@brkambiental.com.br.