A combinação entre altas temperaturas e o aumento do volume de chuvas amplia o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e da zika. Para combater o mosquito, que se reproduz em água parada, seja limpa ou suja, a BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de água e esgoto em Uruguaiana, destaca a importância de adotar medidas de prevenção.
A concessionária incentiva as pessoas a priorizarem a busca por focos do mosquito em casa e no bairro, se antecipando com medidas preventivas antes da preocupação com os sintomas. Algumas mudanças de hábitos são fundamentais para evitar novos focos de proliferação do mosquito: tampar e lavar semanalmente recipientes com água, higienizar regularmente e fechar bem as caixas d’água, cobrir os pratinhos de vasos com areia ou lavar uma vez por semana, colocar o lixo em sacos e fechar bem as lixeiras.
“O saneamento é responsável por ambientes livres de doenças, sejam elas de veiculação hídrica ou não. Ter acesso a água tratada e ambientes limpos, organizados e livres de esgoto também é sinônimo de saúde. No entanto, a prevenção contra as doenças é um trabalho que deve ser coletivo. Por isso, a comunidade deve estar atenta a fazer sua parte, por exemplo, higienizar e cobrir corretamente o reservatório de água tratada, pois o mosquito gosta e se prolifera em ambientes limpos.”, destaca Icaro Dugaich, gerente responsável pela BRK em Uruguaiana.
Confira algumas dicas práticas para evitar a reprodução do mosquito:
- Sempre verifique possíveis vazamentos para evitar o acúmulo de água;
- Mantenha garrafas vazias viradas com a boca para baixo e evite água parada em potes e pneus;
- Verifique o acúmulo de água parada nas calhas e mantenha a limpeza em dia;
- Higienize e tampe corretamente a caixa d’água para evitar acúmulo de resíduos sólidos;
- Certifique-se de que seu imóvel direciona a água da chuva corretamente para a rede de drenagem pluvial;
- Feche bem os sacos de lixo e mantenha as lixeiras tampadas;
- Limpe semanalmente ou preencha os pratos dos vasos de plantas com areia;
- Utilize telas nas janelas para evitar a entrada dos mosquitos nos imóveis;
- Limpe frequentemente os potes de água para animais;
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas;
- Dê descargas em vasos sanitários pouco utilizados;
- Limpe ralos e canaletas externas. Em ralos pouco utilizados, depositar uma colher de água sanitária em um litro de água limpa ajuda a evitar a proliferação do mosquito.
Confira mais informações na campanha lançada pela BRK que disponibiliza uma página exclusiva na internet com dicas e orientações sobre como prevenir a doença em casa e na vizinhança. Basta acessar https://busqueporprevencao.com.br/
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento: o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001. O atendimento presencial na loja da BRK é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Além disso, os clientes também podem entrar em contato com a concessionária pelo e-mail sacuruguaiana@brkambiental.com.br.