Embora não visíveis por estarem sempre enterradas nas vias públicas, as redes de água são tubulações bastante presentes na rotina dos sumareenses. Responsáveis por distribuir a água tratada à população, elas são implantadas para durarem décadas, mas assim como as instalações elétricas ou os equipamentos eletrônicos, também têm uma vida útil. A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, possui um programa anual preventivo de substituição de redes.
No primeiro semestre de 2024, por exemplo, a concessionária substituiu 2,227 mil metros de redes de água no Jardim Bom Retiro, beneficiando aproximadamente 50 mil pessoas.
As obras fazem parte de um programa de melhorias da concessionária, que tem como objetivo modernizar o sistema ao substituir tubulações antigas por materiais mais avançados.
A nova tubulação implantada é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação. Além disso, é de fácil manuseio e instalação, com durabilidade superior a 50 anos.
“Com essa troca, reduzimos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos. Além disso, aumentamos a vazão e, consequentemente, a disponibilidade de água para os bairros, favorecendo a comunidade”, explica Viviane Moares, gerente de operações da BRK em Sumaré.
O trabalho contínuo e preventivo desempenhado pela BRK na expansão e na infraestrutura do sistema de água do município tem garantido melhorias na qualidade de vida e na saúde da população, por meio do abastecimento de água tratada com qualidade.
Substituição de redes de água no 2º semestre
Atualmente a concessionária está substituindo 3,84 quilômetros de redes de água no bairro Chácara Dante Marmirolli. A obra tem avanço de 27,3%, com a troca de 1.040 metros de tubulações e previsão de término para o 2º semestre.