BRK trata mais de 8,2 bilhões de litros de esgoto no primeiro semestre de 2025 em Rio Claro

BRK trata mais de 8,2 bilhões de litros de esgoto no primeiro semestre de 2025 em Rio Claro

Notícias Jul 28, 2025

Rio Claro segue avançando na preservação ambiental e na saúde da população graças ao trabalho da BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário na cidade. No primeiro semestre de 2025, mais de 8,2 bilhões de litros de esgoto foram tratados, evitando o descarte desse volume sem tratamento em rios e córregos da região.

Para garantir esse resultado, Rio Claro conta com uma extensa rede de coleta, que ultrapassa 830 quilômetros de tubulações. Essas tubulações conduzem o esgoto gerado nos imóveis até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade que tratam, em média, 46 milhões de litros de esgoto diariamente.

Nas ETEs, o esgoto passa por processos que removem 94% das cargas poluentes, ou seja, os resíduos e substâncias que causam impacto negativo ao meio ambiente e à saúde humana. Ao reduzir essa carga, o tratamento evita a contaminação dos rios e córregos, protegendo a qualidade da água e promovendo um ambiente mais saudável para toda a população.

O volume tratado no primeiro semestre de 2025, equivale a quase 3.400 piscinas olímpicas, um marco que demonstra o compromisso da BRK com a eficiência operacional. Há pouco mais de uma década, a cidade tratava apenas 11% de seu esgoto. Em 2010, conquistou um importante avanço neste serviço com o início de operação da ETE Conduta e, posteriormente, em 2017, com o início de operação da ETE Jardim Novo, alcançando os 92% atuais de tratamento de esgoto.  

Segundo o Ranking do Saneamento 2024, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, e com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SINISA – ano-base 2023), apenas 51,8% do esgoto gerado no Brasil é tratado. O estudo revela ainda que 44,8% da população vive em áreas sem acesso à coleta de esgoto, o que compromete diretamente a saúde pública, a valorização dos imóveis, o turismo e o desenvolvimento social e econômico do país.

Rio Claro, apesar de não ser incluído no levantamento — que considera apenas os 100 municípios mais populosos do Brasil — apresenta índices que superam as médias nacionais, destacando-se pelos avanços expressivos em infraestrutura, cobertura e eficiência no tratamento de esgoto realizados pela concessionária no município. 
“A operação diária eficiente e o investimento constante em saneamento são conquistas que impactam diretamente a qualidade de vida da população e a conservação dos recursos naturais. Nosso compromisso é manter a excelência no serviço, promovendo saúde pública e desenvolvimento sustentável para toda a cidade”, destaca Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Rio Claro.

A BRK segue atuando com foco na manutenção preventiva, monitoramento e otimização dos processos, garantindo a confiabilidade do sistema e a continuidade da prestação de um serviço essencial para a população.