Com 750 quilômetros de tubulações, coleta de esgoto ocorre em toda a área urbana de Rio Claro

Com 750 quilômetros de tubulações, coleta de esgoto ocorre em toda a área urbana de Rio Claro

Notícias Jan 17, 2022

Serviço prestado pela BRK oferece a modernização contínua da rede coletora por meio de trocas e extensões, além de vistorias das tubulações com câmera de vídeo.

Coletar e tratar o esgoto faz parte dos serviços de saneamento de qualquer município. A coleta do esgoto é o serviço que tem por finalidade ´coletar´ toda a água que foi utilizada nos imóveis - após os banhos, lavagem das louças e roupas e da descarga dos banheiros - e afastá-la das residências, transportando esse efluente até uma estação de tratamento, por meio de uma rede pública coletora de esgoto. A rede é um conjunto de tubulações por onde o esgoto escoa e é transportado para as estações de tratamento, onde ele é tratado, limpo e devolvido para os rios e córregos, sem causar prejuízos ao meio ambiente. 

Em Rio Claro, o sistema de coleta de esgoto tem uma extensão de 750 quilômetros de redes. Isso significa que se toda a estrutura de tubulações da cidade fosse colocada numa linha reta, ela seria suficiente para chegar próximo à divisa da Bahia, ou ainda, realizar por quatro vezes uma viagem de Rio Claro à capital São Paulo. A atual extensão é capaz de atender a toda a área urbana do município. 

Hoje, a concessionária BRK, responsável pelos serviços de esgoto da cidade, é quem tem o compromisso de manter em pleno funcionamento o sistema de coleta de esgoto de Rio Claro. Para isso, conta com uma gestão do serviço que oferece a modernização contínua das redes coletoras por meio de trocas e extensões. 

Em 2021, mais de 337 metros de redes e emissários de esgoto foram substituídos na cidade. O trabalho ocorreu em ruas dos Jardins Figueira, Mirassol e em bairros da região sul, como o Jardim Itapuã, Anhanguera e Residencial Copacabana. 

“A troca das tubulações de esgoto tem por objetivo modernizar o sistema de coleta e, principalmente, atuar de forma preventiva, facilitando o escoamento do efluente, reduzindo odor e as ocorrências de entupimentos ou mesmo necessidade de reparos emergenciais”, informa o gerente de operações da concessionária, Alexandre Leite.

Para uma gestão cada vez mais eficiente, a BRK também adota o uso de tecnologia e realiza procedimentos de filmagem das tubulações de esgoto quando necessário. Com a inserção de uma câmera de vídeo-inspeção, que filma toda a parte interna da tubulação, é possível diagnosticar as reais condições das redes e, a partir da filmagem, iniciar a investigação para identificar rompimentos, entupimentos, localizar ramais de esgoto e poços de visita pavimentados, por exemplo.

“A partir da filmagem interna das redes, conseguimos constatar com precisão a origem do problema, quando este é existente, e atuar de forma assertiva para sua devida resolução”, explica o gerente.
Para a estrutura de esgotamento sanitário, o município também recebeu neste ano a extensão de 276 metros de redes de esgoto na região do Jardim Industrial Margareth, Jardim Residencial Copacabana, Vila do Rádio, Bela Vista e Parque São Jorge, num investimento para acompanhar o crescimento urbano da cidade.

Os serviços de coleta de esgoto tornam os municípios mais limpos e sustentáveis. Condições sanitárias adequadas são medidas de proteção contra diversas doenças e proporcionam qualidade de vida. No Brasil, segundo o Atlas do Saneamento divulgado em novembro pelo IBGE, apenas 60,3% dos municípios brasileiros têm coleta de esgoto, com parte deste percentual sendo somente parcial. A BRK atua para ampliar cada vez mais estes serviços, levando o saneamento para além do básico.