Com altas temperaturas e baixo volume de chuva em Sumaré, BRK alerta para a importância do uso responsável da água

Com altas temperaturas e baixo volume de chuva em Sumaré, BRK alerta para a importância do uso responsável da água

Notícias May 10, 2024

O volume acumulado de chuvas nos primeiros quatro meses de 2024 em Sumaré foi o menor apurado em uma década. Ao todo, foram 328 milímetros distribuídos entre os meses de janeiro a abril deste ano, de acordo com os dados levantados pela concessionária junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Ao comparar com o mesmo período de 2023, quando choveu 742 milímetros, o resultado deste ano é 56% inferior, ou seja, choveu em 2024 menos da metade do registrado no ano passado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é que até a próxima segunda-feira, dia 13, as temperaturas máximas cheguem a 34 graus centígrados na cidade em decorrência de nova onda de calor – mantendo as temperaturas elevadas registradas nos últimos dias.

As altas temperaturas, aliadas ao baixo volume de chuva, requerem uma atenção dobrada com relação ao consumo da água. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, destaca a importância da população manter o uso responsável da água priorizando o consumo próprio para hidratação, preparo de alimentos e higienização.

Além disso, outras pequenas ações no dia a dia podem cooperar nesse momento tão importante e a população pode contribuir nesta ação com a concessionária.

“Nossas equipes têm atuado de forma ininterrupta para garantir o abastecimento e constatamos um aumento expressivo no consumo de água. Para ser ter uma ideia, no primeiro quadrimestre do ano, o volume acumulado de água distribuída à população pelo sistema foi de 299 milhões de litros, 7% superior ao apurado no mesmo período de 2023”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré. “Considerando apenas abril de 2024, o volume de água produzido e distribuído para a população teve um aumento de 10% quando comparado ao mesmo mês em 2023”, completa.

Dicas de como evitar desperdícios e economizar dentro de casa: 
 1. Foco na cozinha 
Reduza a necessidade de água na hora de lavar louça. Antes de pegar a esponja, despeje no lixo todos os restos de alimentos que ainda estejam grudados em pratos e panelas. Deixe as louças sujas com gordura para lavar por último e mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa os utensílios. 
 
2. Máquina cheia 
135 litros de água são usados cada vez que você aciona uma máquina de lavar roupas com 5 quilos de capacidade. Aguarde para usá-la, apenas quando já tiver acumulado roupa suficiente para enchê-la. Você também pode reservar a água que sobra da lavagem e reutilizá-la na limpeza da casa. 
 
3. Nada de mangueira 
A mangueira é uma das grandes vilãs do desperdício de água: 30 minutos de mangueira ligada representam a perda de 558 litros de água. O volume equivale ao necessário para 12 banhos de 5 minutos. É muito, né? Vassoura para a calçada e regadores para as plantas são algumas alternativas contra o desperdício. 

Dicas para identificar vazamentos:  
1. Verifique a válvula de descarga e as demais instalações hidráulicas 
Uma descarga desregulada desperdiça 20 litros de água toda vez que é acionada. Um cano com vazamento de 2 mm escorre 96 mil litros de água em um mês e uma torneira gotejando perde 40 litros de água por dia. 
 
2. Verifique seu hidrômetro 
Feche bem torneiras, chuveiros e não utilize vasos sanitários ou máquina de lavar roupas. Na sequência, confira a medição de seu hidrômetro. Se ele estiver girando mesmo sem nenhuma utilização de água, pode haver vazamento em algum lugar. 
 
3. Observe a caixa d’água 
Às vezes, a origem do vazamento pode estar na caixa d’água. Faça o teste e contate um técnico para reparos caso confirme o problema. Feche o registro de saída do reservatório e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível de água. Aguarde uma hora e verifique o nível da água. Se o nível baixou a partir da marca, existe vazamento. 
 
4. Infiltração e umidade 
A infiltrações em paredes e pisos ajudam a denunciar vazamentos nos canos que distribuem água no seu imóvel. Busque por sinais de tinta descascando ou pisos molhados. Verifique sinais de umidade e, caso constate, busque ajuda de um encanador. Esses vazamentos são os mais difíceis de serem encontrados pois estão ocultos, dentro das paredes. Por isso, em caso de suspeita, como um aumento súbito na quantidade de água consumida, contate um técnico para identificar a origem e realizar os reparos. 

“Lembre-se que a prioridade, neste momento, é o uso da água para necessidades de alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar calçadas e carros, por exemplo, devem ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada”, reforça o diretor de operações da BRK na regional São Paulo, Christian Fonseca.

Jogando Junto Pela Água  
O acompanhamento dos níveis dos mananciais que abastecem a cidade, dos índices de chuva e dicas que podem ser adotadas dentro de casa para fazer o uso mais racional da água, podem ser acessados pela população no site da campanha “Jogando junto pela água” https://jogandojuntopelaagua.com.br. O site é mantido pela BRK e as atualizações são semanais a respeito dos mananciais e mensais no que diz respeito aos indicadores pluviométricos.