Dengue, Zika e Chikungunya: BRK reforça cuidados necessários no combate às doenças

Dengue, Zika e Chikungunya: BRK reforça cuidados necessários no combate às doenças

Notícias Mar 05, 2024

Em Alagoas, as altas temperaturas registradas no verão e a aproximação do período chuvoso ampliam em mais de 60%* o risco de proliferação do Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. O mosquito se reproduz em água parada (limpa ou suja) e, por isso, a BRK – empresa que gere os serviços de água e esgoto em 13 cidades da Região Metropolitana de Maceió – destaca importantes medidas preventivas no combate à proliferação do inseto.

A primeira ação incentivada pela concessionária é o envolvimento da população na busca por focos do mosquito. Isso deve ser feito não apenas em casa, mas também nas ruas da cidade: qualquer recipiente ou objeto que possa acumular água parada, como calhas, lajes, garrafas, pneus, vasos de plantas e outros, devem ser esvaziados e colocados em locais cobertos, para evitar que o inseto transmissor coloque seus ovos.

No dia a dia e dentro dos ambientes domésticos, algumas outras ações podem e devem ser adotadas: manter lixeiras bem tampadas; cobrir e realizar a manutenção periódica de áreas com piscinas; limpar os pratos de vasos de plantas ou preenchê-los com areia; limpar os potes de água para animais; tampar corretamente as caixas de água e higienizá-las a cada seis meses; manter as calhas sempre limpas; limpar ralos e canaletas externas com frequência e deixar as lonas usadas para cobrir piscinas e objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.

Além da conscientização sobre as medidas, a gerente de operações em Alagoas, Magnólia de Jesus, ressalta a importância do saneamento básico na geração de ambientes livres de vetores que ocasionam contaminação. “O saneamento é responsável por ambientes livres de doenças, sejam elas de veiculação hídrica ou não. Ter acesso a água trata e ambientes limpos, organizados e livres de esgoto também é sinônimo de saúde”, disse.

“No entanto, a prevenção contra as doenças é um trabalho que deve ser coletivo. Por isso, a comunidade deve estar atenta e disposta a fazer sua parte. O saneamento básico é uma das chaves para o desenvolvimento social e econômico do país, e ele gera um grande impacto em áreas como a saúde e a educação. Mas esse é apenas o começo: a manutenção e preocupação com o meio ambiente deve ser de todos”, finalizou.

Sobre a BRK

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil e está presente em Alagoas há cerca de 3 anos. O modelo da concessão da BRK no estado é compartilhado – e empresas como a Casal e Sanama ainda possuem responsabilidades. A sigla BRK representa a Brookfield, acionista canadense que chegou ao Brasil em 1899 e administra ativos em mais de 30 países.

Com uma concessão de 35 anos, a organização busca universalizar o serviço de água até 2027, reduzindo as perdas para no máximo 25% em 20 anos. A cobertura da rede de esgotamento sanitário deve atingir 90% da população até 2037, com 83% de cobertura em 2029, comparado aos 27% de 2020.

 

*Dados da Secretaria da Saúde

Texto: Lisa Gabriela