Garantir o atendimento com excelência é parte do compromisso da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes. E nesta quinta-feira (20), em que se comemora o Dia do Leiturista, a empresa destaca a importância desse profissional que é um dos responsáveis pela aproximação entre a companhia e os clientes.
Em Santa Gertrudes, a BRK conta com três profissionais que realizam o serviço de maneira setorizada, ou seja, por bairros da cidade. Todos os dias, os leituristas da concessionária visitam cerca de 450 imóveis e, em cada visita, verificam o consumo do cliente no hidrômetro instalado no imóvel e digitam os valores no coletor de leitura, equipamento responsável por registrar o dado e enviá-lo ao sistema de gestão de serviços comerciais. Após o registro, a conta é impressa e imediatamente entregue ao cliente.
Embora pareça uma tarefa simples, são diversos os obstáculos, como chuva, cães bravos e locais de difícil acesso. Além disso, a própria leitura do hidrômetro pode ser prejudicada pela existência de lixo e poeira nas proximidades do visor, mato alto ou outras barreiras que dificultam o acesso até o cavalete. Cavalete fora do padrão de ligação, é a maior ocorrência de falta de acesso à leitura em Santa Gertrudes.
Para além da entrega das faturas, os leituristas são os olhos da empresa nas ruas da cidade e a mão-amiga dos clientes, explica Giovana Beatriz dos Santos de Oliveira. “A gente verifica o consumo de água, a gente pode verificar se tem alguma possível fraude, se o hidrômetro está na hora de fazer a troca”.
Rosemere Cruz Reis Marques, moradora da cidade há 25 anos, conseguiu resolver um vazamento após a orientação de um agente comercial.
“Uma rede estourou na varanda da minha casa e, por conta da chuva, a gente não tinha visto. Um leiturista passou e verificou a alteração no consumo, no mesmo dia veio uma pessoa para fazer a vistoria e nos orientar sobre como seguir. Ele foi muito atencioso e educado com a gente”, comenta a cliente.
Para exemplificar, na prática, 2 milímetros de rachadura no cano gera um desperdício de 3,2 mil litros por dia. No ano seriam 1.152.000 litros, com um grande impacto financeiro.
O leiturista percorre mensalmente cerca de 70 quilômetros a pé, visitando residências, indústrias, prédios e comércios para realizar a medição individual do consumo de água e esgoto nos imóveis da cidade e não mede esforços para desempenhar a função essencial para o setor de saneamento.
“Através das medições conseguimos fazer acompanhamento do consumo e, por meio disso, orientar o cliente de um possível problema que ele pode ter no imóvel, além de tirar dúvidas também. Então, às vezes, para não ficar o atendimento acumulado com bastante gente, algumas dúvidas conseguimos tirar na rua, e já conversamos com o cliente. São orientações, se teve um alta de consumo, perguntamos se está utilizando água, fazemos a verificação no relógio. Trazemos uma agilidade e até um bom convívio com a empresa”, complementa o agente comercial Pedro Henrique de Souza.
Neste Dia do Leiturista, devemos valorizar os profissionais que exercem suas atividades com dedicação e estão na linha de frente para a prestação dos serviços de saneamento, desempenhando um serviço essencial para a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas.