Neste sábado, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Aproveitando a data tão importante, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Uruguaiana, destaca os resultados dos indicadores de saneamento para toda a cidade.
“Em datas especiais, como o Dia Mundial da Água, é importante destacar que o município de Uruguaiana já atende a meta de universalização prevista pelo Novo Marco Legal do Saneamento para o ano de 2033. Desde o início do contrato, os principais investimentos foram na modernização, ampliação e melhoria contínua da prestação dos serviços ao nosso cliente”, destaca Icaro Dugaich, gerente de Operações da BRK em Uruguaiana.
Em 2011, a cidade contava com menos de 90% de serviço de água potável e apenas 9% de sistema de esgoto disponível para a população. Ao longo dos anos, o avanço na prestação dos serviços foi muito significativo cobrindo toda a cidade.
Atualmente, são cerca de 350 quilômetros de redes de água e 275 quilômetros de redes de esgoto em operação. São mais de 42 milhões de litros de água tratada por dia e de esgoto são tratados mais de 10 milhões de litros por dia.
Qualidade da água
Com o objetivo de garantir o direito de acesso à informação sobre a água consumida em Uruguaiana, a BRK elabora anualmente um relatório das análises laboratoriais realizadas durante o ano anterior.
O documento foi disponibilizado no começo de março aos moradores e atesta que a água distribuída atende a todos os padrões necessários para o consumo humano, sem qualquer risco. A tecnologia utilizada durante o tratamento controla automaticamente os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, desde a entrada na Estação de Tratamento até a distribuição em direção aos reservatórios. A concessionária controla também, de forma criteriosa, a qualidade e a quantidade dos mananciais onde atua durante todo o ano. É um trabalho que ocorre 24 horas por dia, visando proporcionar a segurança e a qualidade do serviço.
O relatório com os dados de 2024 está disponível digitalmente e os clientes de Uruguaiana podem acessá-lo no site da concessionária, em https://brkambiental.com.br/relatorio
“A BRK é uma empresa comprometida com o meio ambiente, com a segurança e a saúde de nossos clientes. O relatório anual reforça nosso compromisso com o rigoroso controle de qualidade em todo o processo de tratamento e distribuição da água”, destaca Icaro.
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento: o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001. O atendimento presencial em loja é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, na Rua Flores da Cunha, 1516. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail atendimento.sac@brkambiental.com.br.