03 de Junho de 2022
Data reforça a importância da preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais.
No próximo domingo, 05 de junho, é comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de relembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais.
Neste ano, o tema lançado pela ONU para a Semana do Meio Ambiente é “Uma Só Terra” e tem como foco a vida sustentável em harmonia com a natureza.
A preservação ambiental é fundamental para a sobrevivência das futuras gerações e a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré destaca a importância de ações voltadas às questões ambientais que ligadas aos avanços dos indicadores de saneamento transformam e impactam na qualidade de vida e saúde da população.
Assim, como parte das ações em celebração a data, entre os dias 06 e 08 de junho, acontecerá, de forma online e gratuita, a primeira edição do evento “Uma Só Terra”, realizado pela startup Sustainable Development & Water For All - SDW, com o apoio da BRK.
Com o objetivo de envolver, sensibilizar e alertar o público sobre os problemas atuais, as conversas e trocas irão tratar da Agenda 2030, que busca trazer mais dignidade e qualidade de vida para gerações futuras. As inscrições para participar do evento podem ser feitas por meio do link: https://lnkd.in/dPRP9cyX.
E o saneamento básico também está ligado à preservação do meio ambiente. A relação entre ambas demonstra a necessidade de promover transformações e a necessidade de se viver de forma sustentável, com consciência e responsabilidade socioambiental, capaz de valorizar a importância dos córregos, rios e cursos d’água presentes na cidade.
A cidade de Sumaré conta com uma estrutura de 678 quilômetros de redes de esgoto, responsáveis pela coleta de 100% do esgoto gerado no município e cerca de 30% do esgoto gerado na cidade já recebe tratamento.
“A prestação dos serviços de saneamento está diretamente ligada à proteção do meio ambiente. Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto, também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos e nascentes que são até mesmo reestabelecidas. O mesmo ocorre com os animais que vivem nessas regiões”, destaca Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK em Sumaré.