ESCLARECIMENTO PARA A POPULAÇÃO DE PORTO FERREIRA SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA QUE ABASTECE A CIDADE

ESCLARECIMENTO PARA A POPULAÇÃO DE PORTO FERREIRA SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA QUE ABASTECE A CIDADE

Notícias Mar 17, 2022

17 de Março de 2022

A BRK, prestadora de serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, garante que a água distribuída na cidade segue rigorosamente as diretrizes de potabilidade estabelecidas pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, órgão que define os procedimentos de controle, vigilância da qualidade da água e padrão de potabilidade. É a partir dessas diretrizes que os dados apresentados pelo “Mapa da Água” devem ser analisados.
 
Em Porto Ferreira são realizadas, em média, mais de 12.500 análises mensais no sistema de abastecimento, sendo 5.300 somente na rede de distribuição. Essa quantidade é o dobro da prevista pela legislação. Em relação aos parâmetros “ácidos haloacéticos” e “mercúrio” citados no levantamento, um episódio foi detectado no município, em 2019. Quando isso ocorre, os dados são registrados no SISAGUA e novos testes são realizados. Em todas as demais milhares de análises efetuadas, o padrão manteve-se dentro dos limites recomendados. É por isso que, conforme a legislação vigente - Portaria 888/2021 (Art. 40) - para este parâmetro, os resultados das análises não devem ser interpretados de forma isolada, mas considerando a média móvel dos últimos 12 meses. Isso significa que a água distribuída em Porto Ferreira atende integralmente a todos os padrões de potabilidade e de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
 
Este rigoroso processo de tratamento determinado pelo Ministério da Saúde e fiscalizado localmente pela Vigilância Sanitária, garante controle e rigor no processo de tratamento. Tudo feito para manter o nível de excelência que permitiu que a cidade se tornasse uma referência nacional de qualidade e eficiência no saneamento.
A BRK também informa que distribui anualmente em todos os imóveis do município um relatório anual de qualidade da água em que são divulgados os resultados das análises de potabilidade realizados sempre no ano anterior. O relatório referente a 2021 está em distribuição durante o mês de março e também pode ser acessado no site www.brkambiental.com.br/porto-ferreira.