Devido a uma intensa massa de ar frio, o município de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, amanheceu com temperaturas negativas nos últimos dias. Na última sexta-feira, 30, considerado o dia mais frio do ano, o estado registrou mínimas de até -8,92°C (em Urupema, na Serra) e, em Caçador, a mínima no início da manhã foi de -5,6°C. O clima adverso, além de mudar o cotidiano da população, também pode gerar impactos na rede de distribuição de água do município.
Durante os meses mais frios do ano em Caçador, quando a temperatura cai drasticamente, a possibilidade do congelamento da água dentro das tubulações gera uma preocupação a mais para as equipes de manutenção da concessionária de água e de esgoto da cidade.
O problema é registrado quando a água fica parada dentro da tubulação em horários de menor consumo, como durante a noite e a madrugada, o que provoca o congelamento e a dilatação dos canos e pode causar um rompimento.
Essa característica do clima da região não é nenhuma novidade, e por isso, é monitorada dentro da BRK Ambiental em Caçador, conforme comenta o Coordenador de Manutenção da concessionária, André Santos Borges. “Nossas esquipes já estão cientes e preparadas para essas situações. Em julho de 2019, já enfrentamos picos no número de vazamentos devido ao congelamento nos cavaletes de entrada de água dos imóveis dos clientes. Por isso, essa característica do clima da cidade não é uma novidade. Contamos com equipes de plantão para resolver esses vazamentos o mais rápido possível e garantir a entrega de água de qualidade para nossos clientes na cidade”.
O fenômeno do congelamento da água na tubulação afetou o sistema de Caçador durante o final da semana passada. Foram registrados mais de 200 vazamentos em cavaletes de água, mas o planejamento das equipes de plantão, a eficiência das ações e a rápida finalização dos trabalhos foram fundamentais para evitar grandes impactos no abastecimento de água.
A BRK Ambiental também orienta a população sobre o papel que todos têm em contribuir com a proteção das tubulações aparentes nos imóveis, tanto internamente quanto as que estão próximas ao medidor, cobrindo-as com materiais capazes de diminuir o risco de congelamento, como caixas de papelão ou pedaços de plástico. São ações simples e que podem ajudar a mitigar os impactos. É importante também que os moradores fiquem atentos e entrem em contato com a concessionária o mais rápido possível ao identificar problemas.
A BRK Ambiental mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. Em horário comercial, o atendimento também pode ser realizado no WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001 ou no e-mail da BRK (contatocacador@brkambiental.com.br) e também no Facebook.