Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a população de Jataí tem uma boa notícia para celebrar. Trata-se da implementação de uma nova tecnologia na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Claro, que irá aumentar a eficiência do sistema, além de promover a redução de odor na unidade e permitir a operacionalização facilitada.
O novo método de tratamento de esgoto SBR – Sequencing Batch Reactor ou Reator Sequencial em Bateladas – foi apresentado nesta terça-feira (06) ao secretário municipal de Meio Ambiente, Creso Vilela, e ao diretor de Saneamento da Prefeitura, Thiago Oliveira, durante visita à ETE Rio Claro. Na ocasião, eles foram recebidos pelo diretor e técnicos da BRK Ambiental, empresa subdelegada pela Saneago para operação e ampliação dos serviços de Jataí, Rio Verde, Aparecida de Goiânia e Trindade.
Os trabalhos para implantação da tecnologia de ponta na ETE Rio Claro já estão em curso e devem ser finalizados até março do próximo ano. No total, cerca de R$ 20 milhões serão investidos na modernização da unidade, que deverá permitir o tratamento de 272 litros de efluentes por segundo. Hoje, 94 mil pessoas em Jataí são beneficiadas com esgotamento sanitário.
Atualmente, a ETE Rio Claro possui um sistema de tratamento de esgoto secundário, que se propõe a remover a matéria orgânica. Ele inclui o gradeamento manual, uma caixa de areia com dois módulos em paralelo e um poço que elevam o efluente bruto por meio de uma linha de recalque até a lagoa em operação, etapas que estão em processo de modernização, com sistemas de gradeamento e remoção de areia mecanizados. De modo a manter a eficiência de tratamento durante o período de obras, na lagoa foram instalados aeradores, que auxilia no processo de decomposição da matéria orgânica.
Já o SBR é um sistema terciário, com tecnologia de ponta, capaz de remover matéria orgânica e nutrientes, e permitir desinfeção microbiológica. É um sistema de tratamento que apresenta alta eficiência na remoção de poluentes, utilizando, basicamente, lodo ativado para realizar o tratamento. Neste processo, vários eventos ocorrem em um único tanque. Os eventos são separados por tempo, o que torna mais fácil para os operadores alterar a programação ou a duração de cada etapa.
A ETE Rio Claro também contará comum sistema de secagem solar do lodo gerado no tratamento, que permite a redução significativa da umidade e, consequentemente, da massa do resíduo. Desta forma, ele é transformado em grânulos, que podem ser utilizados em aplicações agrícolas, como fertilizantes, ou combustível em tratamento térmico.
Durante a visita à ETE Rio Claro, o secretário de Meio Ambiente avaliou positivamente a implantação da nova tecnologia. “Estou bastante impressionado com o trabalho de melhoria do tratamento de esgoto de Jataí. Nossa expectativa é excelente. A equipe da BRK Ambiental nos informou que, graças à modernização que vem sendo realizada na ETE, ela terá capacidade de atender nossa população e de acompanhar o crescimento da cidade pelos próximos 20 anos”, afirmou Creso Vilela.
O secretário também frisou a estreita relação entre o saneamento e a saúde pública. “Podemos perceber isso nos postos de saúde, onde as doenças causadas pela falta de esgotamento sanitário deixaram de existir, o que é fantástico”, afirmou. Ele ainda destacou o interesse da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em realizar parcerias com a BRK Ambiental nos projetos de educação ambiental desenvolvidos pela empresa, que já atua conjuntamente com rede pública de educação e com o SENAI.