24 de Fevereiro de 2022
Ação da concessionária ocorre em frente à Loja de Atendimento localizada na rua Emílio Leão Brambila, na Vila Menuzzo.
Com o objetivo de levar conhecimento sobre a qualidade da água distribuída em Sumaré, a concessionária BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, realiza nesta sexta-feira, dia 25, das 9h às 16h, uma ação com o Laboratório Móvel. A iniciativa oferece à população a oportunidade de acompanhar in loco análises e esclarecer dúvidas sobre a água distribuída no município.
Quem for até a Loja de Atendimento, localizada na rua Emílio Leão Brambila, na Vila Menuzzo, poderá conhecer, por meio dos técnicos da concessionária, o rigoroso controle da qualidade da água desempenhado pela concessionária, visando a segurança operacional e controle dos parâmetros de potabilidade, ou seja, as condições adequadas para o consumo.
“Em média, são feitas cerca 12 mil análises mensais da água produzida, quantidade 2,3 vezes superior em relação ao previsto pela legislação. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e o nosso respeito com a saúde dos sumareenses”, afirma Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da concessionária em Sumaré.
A empresa é fiscalizada pela ARES-PCJ (agência reguladora) e pela Vigilância Sanitária do município, e atende aos programas estadual e federal de controle da água para consumo humano, que aplica a Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde. A operação de Sumaré atende, na íntegra, os parâmetros de qualidade estabelecidos pela legislação sanitária vigente.
A programação itinerante do Laboratório Móvel poderá ser adiada dependendo das condições climáticas. A expectativa é que mais duas ações ocorram nos meses de março e abril em frente às Lojas de Atendimento das regiões do Matão e da Área Cura.
Laboratório Móvel Preventivo
Mensalmente, a BRK também executa o programa Laboratório Móvel Preventivo que consiste em mapear clientes que já tiveram dúvidas sobre a qualidade da água e, a partir disso, visitá-los para orientar quanto ao trabalho de monitoramento e acompanhamento que a concessionária realiza, sanar dúvidas sobre o tema, explicar as melhorias já realizadas, entregar folhetos orientativos e, até mesmo, identificar quais as percepções dos clientes quanto ao trabalho desenvolvido pela concessionária para aplicação de melhorias nos serviços prestados.
Durante a visita, o técnico da concessionária coleta a água na ligação do cliente e faz análise dos seguintes parâmetros: pH, Cor, Turbidez e Cloro.
A expectativa é que sejam realizadas, no mínimo, cinco visitas preventivas por mês.
A BRK reforça que o serviço do Laboratório Móvel é gratuito e que pode ser solicitado pelos clientes por meio do telefone 0800 771 0001.