05 de Dezembro de 2021
Atualizada às 14h do dia 06 de Dezembro de 2021
A BRK esclarece que a situação ocorrida na Praia de Ponta Verde nesse domingo (5) não está relacionada a nenhuma ocorrência de extravasamento no sistema de esgotamento sanitário operado pela empresa em Maceió. Trata-se de um evento ocasionado pelas fortes chuvas que ocorreram em curto espaço de tempo e resultaram no transbordamento das redes de drenagem, operadas pela Prefeitura.
A BRK informa ainda que, mesmo não sendo escopo do contrato de concessão a operação do sistema de drenagem, tem contribuído com a Prefeitura para sanar este problema. A empresa já realizou um levantamento dos pontos onde existem línguas sujas na orla da capital e apresentou à Prefeitura um estudo técnico para a recuperação das estações elevatórias do sistema de drenagem da orla.
Importante lembrar que, na esfera do saneamento ambiental, as redes de drenagem e a coleta de resíduos sólidos são de responsabilidade das prefeituras, a quem competem também as fiscalizações e autuações de ligações indevidas tanto na rede de esgoto quanto na rede de drenagem. Neste sentido, a convite da Prefeitura, a BRK integra um grupo de trabalho do executivo municipal, que tem como objetivo fiscalizar e disciplinar a regularização das ligações de esgoto e de lançamento pluvial.