A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, realizou a limpeza preventiva de 111,72 quilômetros de redes e ramais de esgoto no primeiro semestre de 2025. Esta é a maior extensão registrada para o período desde o início do monitoramento semestral, em 2009.
O número representa um aumento de 94% em relação ao mesmo período de 2024, quando 57,49 km de tubulações receberam a limpeza. O serviço tem como objetivo principal manter o bom funcionamento do sistema e prevenir obstruções, que podem causar transtornos à população e impacto ao meio ambiente.
Além de recorde em extensão, o avanço nas lavagens preventivas também se refletiu na redução de intervenções corretivas. No primeiro semestre de 2025, foram realizadas 232 desobstruções, frente a 261 no mesmo período do ano anterior — uma queda de 12%. “Essa manutenção contínua das tubulações contribui para a estabilidade do sistema, permitindo maior eficiência operacional e reduzindo riscos de transtornos causados por obstruções”, explica Alexandre Moraes, gerente de operações da BRK em Limeira.
Para a definição dos pontos que vão passar pela ação preventiva, a equipe técnica analisa, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem), os trechos com maior incidência de serviços, além de realizar vistorias preventivas em poços de visita.
A partir da definição dos locais, um caminhão com equipamento hidrojato é utilizado na limpeza. “Uma mangueira de até 120 metros de comprimento, com alta pressão de água, é introduzida na rede de esgoto e quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes. Esse material, junto com todo o lixo e demais resíduos sólidos, é sugado para o caminhão”, complementa o gerente.
Os entupimentos das redes e ligações de esgoto, além de causarem prejuízos como transbordamentos em vias públicas e riscos ao meio ambiente, também podem contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema é fundamental.
Lixo na rede de esgoto
Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura indevida da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte de lixo e outros resíduos indevidos.
“A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Limeira é o descarte irregular de lixo e resíduos sólidos nas redes coletoras e ligações residenciais. No primeiro semestre de 2025, por exemplo, foram retiradas 164 toneladas de resíduos dos gradeamentos das Estações de Tratamento de Esgoto e das Estações Elevatórias de Esgoto da cidade”, explica Alexandre.
Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados dentro das tubulações materiais como restos de construção civil (pedras, cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos, fraldas descartáveis etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.
Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade.
Atendimento 24h
A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24h/dia e todos os dias da semana. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 771 0001, que atende 24 horas ou pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.