Limeira reafirma sua posição de referência nacional em saneamento básico ao tratar mais de 9,9 bilhões de litros de esgoto no primeiro semestre de 2025. O resultado representa um avanço em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram tratados cerca de 9,5 bilhões de litros.
O volume de esgoto coletado e tratado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, equivale a quase 4 mil piscinas olímpicas. Isso destaca a eficiência e a infraestrutura de esgotamento sanitário da cidade, que possui sistema universalizado, ou seja, todo o esgoto gerado é coletado e tratado antes de retornar à natureza.
A média diária de tratamento foi de 54,7 milhões de litros, com 96,2% de eficiência na remoção de cargas poluentes, um índice que comprova a excelência dos processos adotados nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade.
Esse desempenho é reconhecido nacionalmente: Limeira conquistou o 2º lugar no Ranking do Saneamento 2024, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados. O estudo utiliza dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SINISA – ano-base 2023) e analisa os 100 maiores municípios brasileiros. Os resultados colocam Limeira à frente de grandes centros urbanos e como referência em sustentabilidade, saúde pública e gestão eficiente dos recursos hídricos.
Em contraste, a média nacional de tratamento de esgoto é de apenas 51,8%, segundo o mesmo estudo. Isso significa que, no Brasil, bilhões de litros de esgoto ainda são despejados diariamente no meio ambiente sem qualquer tipo de tratamento, comprometendo a qualidade da água, o solo e a saúde da população.
“Limeira tem um sistema responsável e eficiente, resultado de décadas de planejamento, investimento e de uma operação diária comprometida com a excelência. Os números comprovam isso e o reconhecimento nacional valida o esforço coletivo da cidade em promover saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para todos os limeirenses”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Limeira.